Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 03 > Dia Internacional da Mulher é comemorado no Campus João Pessoa

Dia Internacional da Mulher é comemorado no Campus João Pessoa

Estudantes, servidoras e colaboradoras tercerizadas participaram da programação
por publicado: 08/03/2017 15h45 última modificação: 08/03/2017 15h45

Um dia para celebrar a mulher, mas também para discutir e lutar por mais mudanças e pela manutenção direitos alcançados. Assim o dia 08 de março foi comemorado no Campus João Pessoa. O evento contou com apresentações culturais, mesas redondas e oficinas de beleza e bem-estar.

A abertura do evento teve a participação da professora Ana Carolina Petrus que prestou uma homenageou musical a todas as mulheres do Campus João Pessoa. Na mesa redonda, que discutiu o tema Os Direitos das Mulheres, o professor do Campus Cabedelo e presidente do SintefPB, Silvio Oliveira, falou sobre direitos previdenciários das mulheres. Ele explicou as mudanças propostas na PEC 287, que trata da reforma da Previdência Social, e prevê a retirada da distinção de gênero na idade mínima para aposentadoria.

"Hoje estamos discutindo os impactos sobre as mulheres que essa reforma na previdência pretende e que não leva em conta a dupla jornada de trabalho das mulheres e a rotatividade da mulher nos empregos que é muito maior do que a dos homens, dentre outros fatores", destacou o docente.

Para a professora Valéria Guimarães, o dia 08 de março é mais uma oportunidade para a sociedade refletir sobre o que já mudou e os direito das mulheres que ainda faltam ser conquistados. "Precisamos lembrar que o que vivemos hoje é fruto da luta de várias mulheres ao longo da história", pontuou.

Já a artesã e ex-aluna do Programa Mulheres Mil, Joana Antônio dos Santos, ressaltou a importância da disseminação do conhecimento para mulheres em situação de vulnerabilidade, como as atendidas pelo programa, para que haja uma transformação social.

"Graças aos conhecimentos que recebemos nossas vidas foram transformadas e nossa renda familiar melhorou. Algumas mulheres não sabiam ler nem escrever, mas através do programa, se profissionalizaram, começaram a produzir e melhoraram de vida", frisou Joana. Ela também agradeceu às professoras do IFPB e à instituição pela oportunidade que geraram a várias mulheres com a realização do Programa Mulheres Mil.

O dia também foi marcado pela oferta de serviços de beleza, para elevar a autoestima das mulheres que saíram relaxadas e mais belas depois de passarem pelos serviços de maquiagem, limpeza de pele, design de sobrancelhas e massagem. As atividades foram oferecidos por consultoras da Racco Cosméticos, estudantes e professores da Faculdade Santa Emília de Rodat.

No turno da noite a programação continua com a apresentação do projeto do professor Manoel Brasileiro, "Mulheres que quebraram tabus", realizado com estudantes dos cursos de Controle Ambiental, Edificações e Eletrotécnica.

O evento foi realizado pela Coordenação de Promoção Social e Qualidade de Vida, do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Campus João Pessoa, em parceria com o SINTEFPB, a ASSIFPB e o Programa Mulheres Mil.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa