Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 07 > Dois alunos do Campus JP são semifinalistas do Prêmio Láurea Máxima da Associação Brasileira de Designers de Interiores

Noticia

Dois alunos do Campus JP são semifinalistas do Prêmio Láurea Máxima da Associação Brasileira de Designers de Interiores

O concurso avalia os TCCs de estudantes de todo o país
por publicado: 06/07/2018 12h16 última modificação: 06/07/2018 14h53

O Prêmio Láurea Máxima da Associação Brasileira de Designers de Interiores é um dos concursos mais importantes da área, que avalia os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de cursos de bacharelado, tecnologia e de nível médio. Neste ano, dois ex-alunos do IFPB foram selecionados como semifinalistas: Thamires Moreira de Lima e Lucas Nascimento Lustosa.

A 2ª edição do concurso é destinado a estudantes que tenham desenvolvido seus TCCs no ano de 2017. Os trabalhos foram avaliados pela concepção do projeto; criatividade, viabilidade e exequibilidade de solução; eficiência energética e atendimento aos conceitos de sustentabilidade; conforto térmico, acústico, lumínico; representação gráfica, apresentação e comunicação do projeto; entre outros critérios.

O trabalho de Lucas tratou da humanização hospitalar, ao elaborar um Anteprojeto de Design de Interiores para a Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) do Hospital General Edson Ramalho (HGER). Segundo o designer, o desafio foi tornar o espaço físico do Centro Cirúrgico mais humanizado, já que por ser um espaço hospitalar há inúmeras diretrizes de segurança que devem ser seguidas. O projeto busca atender as questões técnicas das normas e diretrizes da saúde e, ao mesmo tempo, proporcionar bem-estar ao usuário.

"As curvas foram utilizadas com o intuito de promover a sensação de abraço. A marcação das macas teve o objetivo de proporcionar a sensação de individualidade para cada paciente. Cada curva é única, assim como o paciente", explica Lucas.

Já a proposta de Thamires Moreira foi elaborar um Anteprojeto de Design de Interiores para um escritório de obra, com a utilização de resíduos secos da construção civil, de um edifício do bairro do Bessa. Como resultado do TCC, a discente verificou que a solução proposta é viável para a empresa (construtora) e meio ambiente. Para a designer, o trabalho pode servir de referência para estudos e modelo para outras construtoras.

"Embora os canteiros de obras sejam construções temporárias, existem pessoas que passam boa parte de suas vidas trabalhando nesses ambientes e merecem um local além de funcional, confortável e humanizado", ressalta Thamires.

Os docentes do curso de Design de Interiores do IFPB, especialmente as orientadoras dos TCCs as professoras Silvana Chaves e Janine Holmes, incentivaram os estudantes a participarem do concurso. O resultado foi que  só do campus João Pessoa 12 trabalhos foram inscritos para concorrer nesse prêmio nacional.

Para os estudantes o IFPB teve um papel muito importante no resultado do prêmio, principalmente pela qualidade da graduação que é oferecida no campus João Pessoa. "O curso tem ótimos professores, além da excelente infraestrutura que a instituição proporciona. Recomendo o curso no IFPB", afirmou Thamires. "Ter dois discentes na semifinal do Concurso Láurea Máxima da ABD só atesta o que já sabíamos: a incrível competência da equipe docente do curso", complementou Lucas.

A última etapa do prêmio será a avaliação dos trabalhos finalistas, por meio de uma votação que será aberta ao público geral. A expectativa dos estudantes é grande, mas ainda não há uma data para a divulgação do resultado.

 

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: