Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 03 > Noções de Primeiros Socorros são apresentadas a estudantes

Noções de Primeiros Socorros são apresentadas a estudantes

O coronel dos Bombeiros Gledson Costa passou o conteúdo e fez demonstrações práticas
por publicado: 23/03/2017 14h02 última modificação: 23/03/2017 14h03

Na manhã desta quinta-feira (23), 35 estudantes de vários cursos participaram da palestra sobre Primeiros Socorros ministrada pelo coronel da reserva dos Bombeiros e ex-aluno do IFPB, Gledson Costa. Com uma linguagem informal e citando muitos casos vivenciados no dia a dia como socorrista, Gledson alertou sobre os cuidados que se deve ter ao tentar ajudar alguém vítima de acidente. A atividade foi organizada pelo professor de Educação Física, Abdallah Arcoverde.

O coronel enfatizou que ao se deparar com alguém necessitando de socorro, não se deve mexer na vítima, exceto em casos em que ela esteja em local de risco como uma BR. A primeira atitude deve ser telefonar para o atendimento de socorro especializado: Samu (192) ou Bombeiros (193). Gledson também ressaltou a importância de se realizar cursos de Primeiros Socorros em escolas e universidades para disseminar informações e preparar as pessoas para agirem da forma mais adequada possível.

"Passar tranquilidade ao conversar com a vítima até o socorro chegar é fundamental", frisou o coronel ao passar várias dicas de como proceder diante de uma situação que alguém necessite de ajuda. Segundo ele, o prestador de socorro deve ter em mente dois princípios: preservar a vida e reduzir o sofrimento.

Outros procedimentos essenciais são: manter a calma; telefonar para os serviços de atendimento especializados; ter espírito de liderança para afastar pessoas que se aglomeram ao redor do ferido; ter bom senso, entre outros. "E em hipótese alguma colocar sua própria vida em risco", destacou.

Ao final Gledson convidou alguns voluntários para fazer manobras de massagem cardíaca e apresentou algumas curiosidades sobre casos de sobrevivência em condições extremas.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa