Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 12 > Campus João Pessoa estuda soluções para melhorias de TI em laboratórios

Noticia

Campus João Pessoa estuda soluções para melhorias de TI em laboratórios

A ideia é implantar a virtualização de desktop nos 43 laboratórios do campus
por publicado: 02/12/2016 13h35 última modificação: 02/12/2016 13h35

Com os avanços na área de Tecnologia da Informação (TI), o processo de ensino-aprendizagem tem que buscar se adequar às tendências que a sociedade da informação exige a cada progresso tecnológico. Para facilitar a vida de professores, alunos e servidores que trabalham com TI, o Campus João Pessoa tem estudado formas de implantar melhorias nos laboratórios de informática.

Foi com esse objetivo, que a Direção Geral e as coordenações de Manutenção e Suporte em Informática (CMSI) e Tecnologia da Informação (CTI) pretendem implantar a virtualização de desktop nos 43 laboratórios do Campus João Pessoa. Por isso, na última quarta-feira (30), os engenheiros de venda da Teletex e Citrux, Marcos Venício Scheffler e Roberta Marques, apresentaram as soluções desenvolvidas pelas empresas, que são parcerias, na área de infraestrutura de desktop virtual (VDI - sigla do termo em inglês). Professores, gestores e servidores participaram da apresentação.

A busca por soluções de TI começou há cerca de três anos, quando o professor Joabson Nogueira era o Diretor Geral do campus. Já naquela época, a CMSI era coordenada por Clarineide Lucena, que desde então tem procurado soluções tecnológicas para atender as diferentes demandas de cada laboratório.

A ideia é implantar um sistema de processamento centralizado, num primeiro momento para área acadêmica e depois expandir para a área administrativa também. Atualmente, o Campus João Pessoa possui 1618 computadores, destes 871 estão instalados nos 43 laboratórios de informática, que atendem as demandas de professores de diversas áreas. E cada docente tem uma necessidade específica, como  softwares especiais. E a cada semestre estas necessidades mudam, de acordo com as disciplinas a serem ministradas no laboratório.

Uma solução encontrada para gerenciar os processos dee manutenção desses laboratórios e aumentar a autonomia dos usuários foi a virtualização de desktop. Essa ferramenta permite que o usuário acesse seu ambiente de trabalho computacional em qualquer dispositivo, seja celular, tablet, notebook, etc.

A VDI também possibilita que os desktops sejam totalmente personalizados para cada usuário, com segurança e simplicidade do gerenciamento centralizado. E, assim, promovem a mobilidade e a liberdade de acessar os desktops virtuais a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Comunicação do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: