Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2019 > 04 > Alunos do Campus Catolé do Rocha participam de atividades em comemoração ao “Dia Nacional de Conservação do Solo”

Uso de Metodologias Ativas no Campus Catolé do Rocha

por publicado: 15/04/2019 16h35 última modificação: 17/04/2019 08h02

Neste dia 15 de Abril de 2019, comemora-se o Dia Nacional da Conservação do Solo, instituído pela Lei Federal Nº 7.876 de 1989. Em alusão a essa data, os discentes do Campus Catolé do Rocha, orientados pelo professor Péricles Alves Batista, participaram dentro da disciplina de Geografia do 3º ANO, de uma série de atividades práticas relacionadas com a temática dos solos. As atividades ocorreram entre os dias 02 a 09 de Abril, com as turmas do Curso Técnico em Edificações dos turnos matutino e vespertino.

Com auxílio dos monitores voluntários da disciplina, os discentes Misael Warly Maia e Raquel Dantas, desenvolveram atividades nos Laboratórios de Solos e de Informática do Campus, com o objetivo de realizar experimentos a partir de amostras de solos, além da analisar o mapeamento dos solos da microrregião de Catolé do Rocha.

Os alunos foram estimulados a pesquisar sobre os solos da própria região, com a finalidade de refletir criticamente a respeito do seu lugar, no intuito de promover uma conscientização ambiental, através da prática da conservação dos solos. O objetivo dessas atividades foi de conectar os alunos com a temática “solos”, através do uso de metodologias ativas de ensino, colocando-os como protagonistas no processo de aprendizagem. Com isso, a motivação em se estudar o conteúdo aumenta, na medida em que os discentes são incentivados a buscarem conhecimentos sobre o ambiente local.

Na primeira parte da atividade, as turmas foram divididas em equipes que ficaram responsáveis pela realização de experimentos a respeito de temas específicos do solo, tais como: erosão do solo; pH do solo; expansão do solo; cargas do solo e a produção de húmus. Já na segunda parte, as equipes fizeram uma pesquisa sobre o mapeamento dos solos dos municípios da microrregião de Catolé do Rocha, no banco de dados do site da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Por fim, na terceira etapa da atividade, os alunos realizaram uma pesquisa bibliográfica sobre os tipos de solos apresentados nesses municípios, para fins de uma breve exposição oral em sala de aula.

Segundo a monitora Raquel Dantas: “Aulas como essas são essenciais para o nosso crescimento profissional. Através dessas atividades os alunos podem conhecer os tipos de solos de sua região e suas devidas características, trazendo a temática solos, que é tão pouco debatida, de uma forma lúdica e interativa.” Além disso, de acordo com o aluno Misael Warly, “Nós buscamos a partir dessas atividades, a associação dos estudantes com esse conteúdo que é imprescindível para que haja a preservação e o manejo adequado desse meio.”

Essas atividades realizadas no IFPB/Campus Catolé do Rocha, fazem parte do Projeto de Pesquisa, intitulado “Desenvolvimento de Metodologias Ativas de Ensino e Materiais Didáticos para o Ensino de Solos em Sala de Aula”, que em breve será desenvolvido no Campus. Conforme o professor Péricles Batista: “Em vários momentos, durante as experiências praticadas, foi possível integrar as disciplinas de Geografia, Química e Mecânica dos Solos, do Curso de Edificações. O aprendizado torna-se mais fácil quando é interativo e interdisciplinar.”

Texto: Péricles Batista, Misael Warly Maia e Raquel Dantas.

Imagens:Misael Warly Maia e Raquel Dantas.