Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Institucional > Sobre o campus

Sobre o campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 13/03/2018 08h26

CAMPUS CATOLE DO ROCHA.jpg

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB começou sua atuação no Município de Catolé do Rocha em 2012 através do Convênio nº 003/2012 de Cooperação Técnica e Intercâmbio Científico e Tecnológico celebrado entre o IFPB e o Município de Catolé do Rocha.

O supramencionado Convênio tinha como objeto a capacitação da população de Catolé do Rocha por meio de cursos profissionalizantes através do Centro de Inclusão Digital – CID. O Centro de Inclusão Digital foi implantado com recursos financeiros oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia, repassados ao IFPB por meio de Termo de Descentralização de Crédito Orçamentário, objetivando atender ao Projeto de Desenvolvimento Social e Tecnológico para Promoção da Inclusão Social em Municípios do Estado da Paraíba.

Representado pelo professor João Batista de Oliveira Silva, que à época exercia a função de Reitor, o Instituto campus catolé do rocha.jpgFederal assumiu a atribuição de promover cursos de extensão e certificar os discentes capacitados. Além disso, ao IFPB foi atribuído o dever de dotar o Centro de Inclusão Digital de equipamentos de informática e mobiliários, responsabilizando-se por sua manutenção, e supervisionar e coordenar o funcionamento do Centro de Inclusão Digital, apresentando ao conveniado, anualmente, relatório pedagógico das atividades realizadas.

Em contrapartida, a Prefeitura de Catolé do Rocha, representada por Edvaldo Caetano da Silva, prefeito à época, tinha como atribuição zelar pela guarda dos equipamentos e do mobiliário alocados no Centro de Inclusão Digital, manter as instalações conservadas e em funcionamento, prover o Centro com pessoal técnico-administrativo e instrutores responsáveis pela capacitação, além de custear as despesas de hospedagem, alimentação e translado dos instrutores.

O Centro de Inclusão Digital funcionava como uma extensão do Campus Sousa, ofertando cursos de informática para a comunidade catoleense. O ato inaugural ocorreu no dia 26 de maio de 2012, data em que a cidade festejava o seu 177º aniversário de emancipação política.

A princípio, o Centro de Inclusão Digital funcionou na antiga Maternidade Silva Mariz, rua Estevan Diniz, no Centro da Cidade de Catolé do Rocha. A aula inaugural do Curso de Informática Básica ocorreu no dia 08 de dezembro de 2012, momento marcado pela presença do Reitor João Batista, do Prefeito Edvaldo Caetano da Silva, do Pró-reitor de Ensino do IFPB, Professor Paulo de Tarso Costa Henrique, da Secretária de Educação do Município, Maria de Lourdes Lacerda, do Vereador Felipe Queiroz Fonseca Neto, além dos alunos da primeira turma do Curso.

Além dos cursos de Informática, o Centro também passou a ofertar cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Durante o ano de 2014, no período de julho a dezembro, foram ofertados os cursos: Vendedor, Padeiro, Operador de computador (Mulheres Mil), Introdução a Interpretação da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Em 2015, a comunidade catoleense foi beneficiada com os cursos Operador de Computador, Montador e Reparador de Computadores, Instalador e Reparador de Redes, Assistente de Produção Cultural e Preparador de Doces e Conservas (Mulheres Mil).

Em 2015, o Campus Catolé do Rocha teve suas atividades autorizadas através Portaria Nº 27, de 21 de janeiro de 2015, publicada no DOU seção 1, Nº 15 de 22 de janeiro de 2015.

Em meados do ano de 2015, o Campus Catolé do Rocha através do seu corpo docente, recém-nomeado, passou a ofertar serviços à comunidade através de atividades de extensão, dentre os quais foram destaque o Projeto PROIFPB, Grupo de Promoção da Saúde da Mulher, CINE IFPB: lazer e cultura, Projeto Musicalização Quilombola.

Em outubro, o Campus credenciou-se como polo de educação a distância, tornando-se um ambiente para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos Técnico em Segurança do Trabalho e Secretaria Escolar, ofertados na modalidade a distância pelo IFPB. Ao final do mês de novembro, teve início as aulas dos referidos cursos.

A partir do mês de fevereiro de 2016, o Campus Catolé do Rocha passou a funcionar com turmas regulares do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio. Atualmente o Campus atende cerca de duzentos discentes de Catolé do Rocha e cidades circunvizinhas, matriculados nos Cursos Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, modalidade presencial, e nos Cursos Técnico em Secretaria Escolar e Técnico em Segurança do Trabalho, ambos subsequente e na modalidade à distância, e o Curso Técnico em Informática, concomitante ao Ensino Médio, também na modalidade à distância, ofertado através do Programa Mediotec EaD da Rede E-tec Brasil.

O Município de Catolé do Rocha está situado na zona fisiográfica do Baixo Sertão do Piranhas, limita-se ao norte com Almino Afonso (RN) e Patu (RN), leste com Belém do Brejo do Cruz e Brejo do Cruz, sul com Riacho dos Cavalos e Jericó, e, oeste, com João Dias (RN) e Brejo dos Santos. De acordo com os dados do IBGE, ano de 2010, a área territorial do Município é de 552,11 km² e a população é de 29.794 habitantes.

O Campus Catolé do Rocha tem como Missão ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, na perspectiva de contribuir na formação de cidadãos para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática.

Desta forma, O Campus Catolé do Rocha visa contribuir para a transformação da realidade social, não só da cidade em que está instalado, mas de toda a região.

(Pesquisa e texto da servidora Eliene Nunes Ferreira, Matrícula 2276838)campus em construção.jpeg

 

 

 DIRETOR GERAL:


Diretor Geral do Campus Catolé do RochaCaetano José de Lima 

É Técnico em Agropecuária formado pela antiga Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, atual IFCE. Possui Graduação  em Licenciatura em Ciência agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. É Mestre em Sistemas Agroindustriais Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atuou como professor na   Escola Agrotécnica de Sousa - PB e na  Escola Agrotécnica Federal de Codo-MA. Foi Secretario de Agricultura e Meio ambiente da Cidade de Sousa e fez parte da Diretoria Estadual do SINTEF e também foi Coordenador do SINTEF Sessão de Sousa. 

E-mail: caetano.lima@ifpb.edu.br

 

 

DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO:


Raniery Antunes Queirogaraniery2.png

Licenciado em Ciências Agrárias pela UFPB e Pós-Graduado em Educação a Distância-UNOPAR. Email:raniery.queiroga@ifpb.edu.br

E-mail: ra-queiroga@bol.com.br