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Como realizar a virada de período

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 04/04/2017 15h08, última modificação 01/05/2017 14h40

A virada de período letivo é feita a cada encerramento de semestre para os cursos subsequentes e superiores, e ao final do ano letivo para os cursos integrados.

O procedimento para executar a virada de período pode ser acessado através deste manual.

Passo 1 - Verificar a entrega dos diários

  1. Para encerrar um período (semestre/ano) letivo, o primeiro passo é verificar se os diários do(s) curso(s) a ser(em) fechado(s) foi(ram) entregue(s). Para isso, acesse a seguinte opção do SUAP:

    ENSINO > Relatórios e Estatísticas > Listagem de diários.
     
  2. Informe os campos Diretoria Acadêmica, Estrutura de curso, ano e período letivo, e última etapa do semestre/ano letivo.
  3. Verifique se há diários com Carga Horária abaixo de 90% e/ou com Etapa NÃO Entregue.
  4. Havendo esta situação, procure o professor responsável pelo diário para solicitar o preenchimento do mesmo.


Passo 2 - Fechar o período dos cursos

Para encerrar um período letivo, acesse a seguinte opção do SUAP:

ENSINO > Procedimentos de Apoio > Fechar Período

  1. Informe os campos ano e período letivo, selecione o Tipo “Por Curso”, digite o código ou nome do curso, e clique no botão Continuar.

  2. Verifique se há Alunos cujo Período NÃO será fechado e/ou clique na lupa à direita para verificar a situação dos diários nos quais o alunos está matriculado no período em questão. 

  3. Quando não houver mais pendências de alunos/diários, marque a opção Confirmado no final da tela e clique no botão Finalizar.

Passo 3 - Incluindo Novo Calendário Acadêmico


Para cadastrar o novo Calendário Acadêmico, acesse a seguinte opção do SUAP:

ENSINO > Procedimentos de Apoio > Calendários Acadêmicos. 
 

  1. Clique no botão Adicionar Calendário Acadêmico, localizado no canto superior direito da tela. 

  2. Informe os campos descrição, tipo (semestral/anual), campus, ano e período letivo, a Qtd de etapas (semestral=1 e anual=4) e clique no botão Salvar.

  3. Caso tenha dúvidas na criação do novo calendário acadêmico, veja o tutorial em: https://youtu.be/VWFJwuvbYy8?list=PLfU PdISS1tkCpPc-dPZ9pl4M_0iC7sYXx

Passo 4 - Gerar turmas e diários

Para gerar as turmas e diários para o próximo período letivo, acesse a seguinte opção do SUAP:

ENSINO > Turma e Diários > Turmas
 

  1. Clique no botão Gerar Turmas, localizado no canto superior direito da tela.
  2. Informe os campos ano e período letivo, digite o código ou nome do curso, e clique no botão Continuar.
  3. Na próxima tela, informe Nº de Turmas = 1, tanto para o 1º Ano ou Período quanto para o 2º Ano ou Período, pois podem existir alunos reprovados em disciplinas do 1º Ano ou Período que vão precisar fazer matrícula (online) na disciplina.
    1. Caso tenha dúvidas na geração de turmas e diários, veja o tutorial em: https://youtu.be/lPOlYoIDWe0?list=PLfUP dISS1tkCpPc-dPZ9pl4M_0iC7sYXx


Passo 5 - Definindo o horário das disciplinas

  1. Para cada uma das turmas recém geradas, clique no ícone da Lupa associado.

  2. Para cada Diário associado a turma selecionada, clique no ícone da Lupa correspondente.

  3. Na tela seguinte, defina o horário da disciplina clicando no botão Definir Horário, localizado próximo ao final da tela. O horário é fundamental para evitar que o aluno veterano se matricule em disciplinas que serão ministradas no mesmo horário.

  4. Opcionalmente, pode-se aproveitar este momento para Adicionar Professor, clicando no botão correspondente localizado no final da tela.

Passo 6 - Configurando renovação de matrícula

  1. Para configurar a renovação de matrícula, acesse a função ENSINO > Procedimentos de Apoio > Renovação de Matrícula.
  2. Clique no botão Adicionar Renovação de Matrícula, localizado no canto superior direito da tela. 
  3. Informe os campos descrição (contendo as modalidades participantes e o nome do campus), ano e período letivo, o período de matrícula e clique no botão Salvar.


Passo 7 - Definindo os cursos participantes

  1. Para definir os curso participantes, clique no ícone da Lupa associada a renovação de matrícula desejada.

  2. Na tela seguinte, defina os cursos participantes clicando no botão Adicionar Cursos, localizado à direita da tela.

  3. Eventuais pendências de horário podem ser consultadas clicando na aba Pendências.

Passo 8 - Efetuando a Matrícula dos Alunos

  1. Os alunos novatos não precisam realizar matrícula online. Sua matrícula é realizada diretamente pela CCA do campus, seguindo os procedimentos detalhados nos tutoriais abaixo:

    Efetuando Matrícula Direta: https://youtu.be/mpXS_lzIEk4?list=PLfUPdISS1tkCpPc-dPZ9pl4M_0iC7sYXx 

    Efetuando Matrícula em Turma: https://youtu.be/54_4DD_viFs?list=PLfUPdISS1tkCpPc-dPZ9pl4M_0iC7sYXx

  2. Durante o período de renovação de matrícula, os veteranos deverão fazer suas matrículas em disciplinas através do SUAP. Para orientar como o aluno deve realizar sua matrícula, repasse os guias abaixo:

    Cursos Integrados: http://portal.ifrn.edu.br/ensino/tutoriais/tutorial-seriado

    Cursos Subsequentes, Superiores e de pós-graduação: http://portal.ifrn.edu.br/ensino/tutoriais/tutorial-credito

Passo 9 - Processando pedidos de matrícula

  1. Após o período de renovação das matrículas, deve-se realizar o processamento dos pedidos clicando no ícone da Lupa associada a renovação de matrícula desejada. Apenas os pedidos dos alunos veteranos serão processados.
  2. Clique no botão Processar Pedidos de Matrícula, localizado no canto superior direito da tela.


Passo 10 - Registrando Evasão em Lote


  1. Para registrar as evasões, acesse a seguinte opção do SUAP:

    ENSINO > Procedimentos de Apoio > Evasão em Lote.

  2. Informe os campos ano e período letivo, o campus e/ou curso e clique no botão Pesquisar.
  3. Marque os alunos que deseja evadir ou o 1º checkbox acima da lista de alunos para selecionar todos de uma vez.
  4. Finalmente, clique no botão Evadir Alunos Selecionados.