Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 03 > Programa Mulheres Mil inicia suas atividades na quinta-feira (21)

Noticia

Programa Mulheres Mil inicia suas atividades na quinta-feira (21)

Aula inaugural do curso de Salgadeira acontece na Unidade Sede, às 16h
por Amanda Tavares de Melo publicado: 13/03/2024 16h29 última modificação: 13/03/2024 16h29

Na próxima quinta-feira (21), o Campus Sousa do IFPB dará o pontapé inicial nas atividades do Programa Mulheres Mil, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) que visa à inclusão social e produtiva de mulheres em vulnerabilidade social. Para marcar a ocasião, o campus realizará uma aula inaugural para as participantes na Unidade Sede, a partir das 16h.

No Campus Sousa, o Programa Mulheres Mil está ofertando um curso de formação inicial e continuada (FIC) na área de produção de salgados, uma especialidade alinhada com uma das principais vocações econômicas da região: a fabricação e a comercialização de alimentos. Todas as quarenta vagas do curso já foram preenchidas por mulheres da comunidade cigana Calon e alunas do Campus.

O Programa Mulheres Mil se insere no contexto das ações implementadas pelo IFPB com o objetivo de reduzir das desigualdades de renda e de gênero, bem democratizar o acesso ao mercado de trabalho. No caso específico do Campus Sousa, o programa também busca ampliar as oportunidades e a inclusão produtiva das mulheres ciganas que vivem no município e fazem parte da maior comunidade cigana da América Latina.

O desenvolvimento de iniciativas voltadas para o público cigano também dialoga com um dos objetivos da Caravana Brasil Cigano, uma ação promovida pelo Ministério da Igualdade Racial que iniciou as suas atividades na Unidade Sede do Campus Sousa no ano passado. Tem-se, neste caso, um alinhamento entre as ações de extensão e cultura do IFPB e o Governo Federal, em que ambos vêm trabalhando para implementar ações que fortaleçam a assistência social e promovam políticas de inclusão e apoio às comunidades ciganas.

Com o curso do Mulheres Mil, o IFPB Campus Sousa busca atender às demandas educacionais das comunidades locais e ofertar formações gratuitas e de qualidade para a população local, consolidando-se como um polo de produção e socialização de conhecimentos que abrem oportunidades profissionais e promovem a inclusão socioprodutiva dos habitantes da região.

registrado em: