Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 02 > Projeto elaborado por servidores do Campus Sousa é premiado em edital do Ministério da Cultura

Noticia

Projeto elaborado por servidores do Campus Sousa é premiado em edital do Ministério da Cultura

Iniciativa é voltada para a valorização e difusão da cultura cigana
por Amanda Tavares de Melo publicado: 07/02/2024 10h54 última modificação: 07/02/2024 10h54

Um projeto desenvolvido por servidores do IFPB Campus Sousa foi agraciado com a Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti, concedida pelo Ministério da Cultura (MinC). O prêmio selecionou 1.117 iniciativas ligadas à proteção, promoção e desenvolvimento da cultura tradicional brasileira, concedendo a elas o reconhecimento pelas relevantes contribuições dadas à cidadania e à diversidade cultural do país.

A iniciativa premiada foi formulada pelos servidores do Campus Sousa Josemar Alves Soares e Miguel Wanderley de Andrade, em mais uma ação desenvolvida pela parceria entre o campus e a comunidade cigana local. O projeto foi proposto por Antônio Marques da Silva Mariz, vigilante terceirizado do IFPB desde 2014 e pertencente à etnia cigana.

A proposta premiada gira em torno da tradução de músicas e orações para a língua chibi calon, um idioma tradicional cigano, através de oficinas, rodas de conversas e capacitações. A iniciativa estava em consonância com um dos eixos previstos pelo edital da seleção do Ministério da Cultura, o “Prêmio Culturas Populares e Tradicionais - Mestre Lucindo”. A premiação tem o objetivo de “reconhecer, valorizar e mostrar a atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, grupos, coletivos e instituições culturais que se expressam através de diversas linguagens artísticas, ritos sagrados e festas comunitárias brasileiras”.

Este não é o primeiro projeto de autoria de Antonio Mariz a ser contemplado em seleções públicas ligadas à cultura. Em 2023, o projeto "Da composição autoral à música de outras culturas", elaborado em conjunto por Mariz e pelo servidor Miguel Wanderley de Andrade, foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo, em edital lançado pela Prefeitura Municipal de Sousa (PB). Mariz é cigano da etnia calon e possui uma longa trajetória de trabalho com as tradições culturais da comunidade, atuando há 15 anos como instrutor da língua cigana chibi calon e ministrando oficinas de música traduzida para a língua cigana com crianças, adolescentes e jovens da comunidade.

registrado em: