Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2024 > 02 > Campus Sousa lança chamada para submissão de Projetos de Ensino (Projen)

Campus Sousa lança chamada para submissão de Projetos de Ensino (Projen)

Propostas podem ser enviadas por docentes do campus em efetivo exercício
por Amanda Tavares de Melo publicado: 19/02/2024 12h29 última modificação: 19/02/2024 12h29

A Diretoria de Desenvolvimento do Ensino do IFPB Campus Sousa publicou nesta segunda-feira (19) um edital de convocação de docentes para submeterem propostas de projetos de ensino a serem executados em 2024. De acordo com o edital, a chamada para os Projetos de Ensino (Projen) receberá propostas em fluxo contínuo em diversas áreas do conhecimento até a data limite de 01 de dezembro de 2024.

O edital classifica os Projetos de Ensino como iniciativas destinadas ao aprimoramento e a complementação dos processos de ensino e aprendizagem dos cursos da instituição, abrangendo tanto os cursos técnicos quanto os de graduação. Todas as propostas submetidas e aprovadas devem ser voltadas para a comunidade interna do campus, com a participação obrigatória de estudantes como público atendido.

Além do envolvimento obrigatório de alunos, os Projetos de Ensino devem ser obrigatoriamente propostos por um ou mais docentes do Campus Sousa em efetivo exercício, incluindo os professores substitutos e temporários, desde que a vigência do projeto aconteça durante o período contemplado por seu contrato de trabalho.

Os Projetos de Ensino podem se enquadrar em três categorias: i) Ações de Ensino, que abrangem cursos de formação inicial e continuada, programação e elaboração de experimentos didáticos, manutenção, aferição, teste, projeto, construção de equipamentos didáticos e organização de eventos acadêmicos (os tipos de eventos válidos estão disponíveis no anexo I do edital); ii) Projetos de Intervenção Continuada, que contemplam ações sequenciais ou temporalmente alternadas de execução relacionadas ao desenvolvimento de competências ligadas aos cursos, atividades esportivas e culturais, grupos de estudos, preparação e acompanhamento para olimpíadas do conhecimento e outras competições acadêmicas e iii) Programas de Monitoria, destinados aos alunos dos cursos técnicos integrados e de graduação. As áreas de atuação dos Projetos de Ensino podem ser encontradas no item 4 do edital da chamada.

Ainda de acordo com o edital, a submissão do Projeto de Ensino deverá ser feita pelo SUAP por meio do envio, pelo proponente, dos seguintes documentos:

I. Requerimento de cadastro de Projeto de Ensino (Anexo II do edital);

II. Plano de Trabalho do Projeto de Ensino (Anexo III do edital);

III. Carta de Anuência do parceiro externo, quando houver (Anexo IV do edital).

Após a submissão da proposta, a Comissão Permanente de Avaliação e Acompanhamento dos Projetos de Ensino (CAAPEN) terá um prazo de até 10 dias para analisar os documentos enviados, avaliar as propostas e emitir um parecer sobre o projeto. Uma vez aprovado, o projeto deverá ser executado até 29 de novembro de 2024. Após o término da vigência do projeto, o(s) proponente(s) deverá(ão) enviar um relatório final sobre as atividades realizadas em até 30 dias após a sua conclusão.