Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 12 > Estudante de Medicina Veterinária realiza intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal

Noticia

Estudante de Medicina Veterinária realiza intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal

Discente participou de Programa de Mobilidade Acadêmica da Arinter
por Amanda Tavares de Melo publicado: 12/12/2023 11h00 última modificação: 12/12/2023 12h51

Do Amapá para o sertão da Paraíba. Do semiárido nordestino para o mundo. Atravessar grandes distâncias não é novidade para a estudante Clara Andrielem Batista, que desde 2018 faz o curso de Bacharelado em Medicina Veterinária no Campus Sousa do IFPB, localizado a milhares de quilômetros de sua terra natal. Em 2022, porém, a jovem foi ainda mais longe e cruzou o Oceano Atlântico para realizar um sonho: o de viver uma experiência acadêmica no exterior.

Clara foi uma das alunas selecionadas pelo Programa de Mobilidade Acadêmica da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (ARINTER) do IFPB. A iniciativa faz parte da política de internacionalização da Rede Federal e do IFPB e busca proporcionar a estudantes a oportunidade de realizar intercâmbios acadêmicos e profissionais em instituições estrangeiras.

Após participar de uma seleção promovida pela Arinter, a estudante foi contemplada com uma vaga para um intercâmbio de seis meses no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Durante esse período, Clara teve a oportunidade de cursar disciplinas de enfermagem veterinária, área correlata aos estudos que desenvolve no IFPB, e de outros cursos, o que agregou um componente interdisciplinar às suas experiências de ensino e pesquisa. A discente também participou de eventos científicos e foi orientada por especialistas internacionais em projetos acadêmicos.

Clara falou sobre a relevância da política de internacionalização para a formação dos estudantes. “Na minha opinião, é uma política extremamente importante, visto que permite vivências que colaboram muito para o engrandecimento pessoal, acadêmico e profissional e até para fins de pós-graduação. A instituição me auxiliou com um valor de ajuda de custo que fez ser possível passar boa parte do período de forma tranquila, sem ter que me preocupar financeiramente com estadia e alimentação. Além disso, a ARINTER, através da Alcione e do Jailsom, me deu muito suporte no processo de organizar documentos e me comunicar com a responsável do departamento de relações internacionais do IPB para esclarecimento de dúvidas no processo”, afirmou a discente.

A história de Clara foi contada no e-Book “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica”, publicado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) através da editora do Instituto Federal Catarinense (IFC). O livro foi publicado em homenagem aos 15 anos de existência dos Institutos Federais e reúne relatos de experiências internacionais de estudantes e servidores de institutos federais de todo o Brasil.

Clara mencionou os desafios relacionados à vivência em outro país, incluindo as barreiras culturais, linguísticas, as diferentes visões de mundo e a saudade dos entes queridos, mas reforçou a importância do estímulo dado pelos seus familiares para a realização do sonho de estudar no exterior. “Minha maior motivação sempre será a minha família, que sempre me estimulou a ir atrás das oportunidades que surgem relacionadas a estudo. São meus maiores apoiadores, e poder proporcionar alegria pra eles é a melhor recompensa que eu poderia ter”, disse a estudante.

No livro sobre as experiências de internacionalização, Clara também destacou o apoio da sua instituição de origem para viabilizar o intercâmbio: “Por fim, gostaria de dizer que, sem a ajuda incansável da minha família e de pessoas do meu IFPB, não seria possível a realização de tantos sonhos dentro de um. O IFPB Campus Sousa me proporcionou uma realização que nunca esquecerei, nem minha família. O sonho sempre vai ser ancestral e a realização dele sempre vai ser conjunta”, finalizou a estudante.

O livro ““Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica” está disponível para acesso e download aqui.