Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 12 > Diretor Chico Nogueira participa da 7ª Festa Regional das Sementes da Paixão, em São Vicente do Seridó (PB)

Evento é voltado para a celebração e formação de agricultoras e agricultores familiares da região
por Amanda Tavares de Melo publicado: 19/12/2023 17h01 última modificação: 21/12/2023 10h41

Entre os dias 14 e 15 de dezembro, o Diretor-geral do Campus Sousa, professor Chico Nogueira, participou da 7ª Festa Regional das Sementes da Paixão, que teve como tema “Agricultura Camponesa: guardiã da sociobiodiversidade e do bem viver”. O evento aconteceu na Comunidade Santa Cruz, no município de São Vicente do Seridó (PB), e foi organizado pelo Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Curimataú e Seridó Paraibano e pelo Patac.  O Coletivo Regional compreende uma articulação de agricultoras e agricultores e de organizações sociais formais e informais de doze municípios no território.

A Festa Regional das Sementes da Paixão tem o objetivo de celebrar e fortalecer a comunidade de agricultores e agricultoras familiares do Cariri, Curimataú e Seridó Paraibano, proporcionando também um ambiente de formação, interação social e troca de conhecimentos. O evento foi um reflexo do comprometimento do Coletivo Regional e do Patac em promover a convivência com o semiárido, destacando a importância da agricultura familiar agroecológica para a sustentabilidade e o desenvolvimento locais.

De acordo com o Diretor Chico Nogueira, que participou dos dois dias da festa, um dos pontos altos do evento foi a realização de uma feira agroecológica, que incluiu a já tradicional partilha de sementes. Segundo Chico, as sementes partilhadas entre os participantes da feira são aquelas que os agricultores e agricultoras selecionam ao longo do tempo, que são estocadas por eles e que vão passando de geração para geração de trabalhadores rurais. Dentre essas sementes, estão as de espécies vegetais e de espécies animais, incluindo sementes de caprinos, ovinos, suínos e bovinos nativos e capazes de melhor viver e produzir no semiárido.

Chico Nogueira explicou que essa prática articula duas dimensões: uma primeira, mais ligada à preservação das tradições e heranças culturais, e uma segunda relacionada a questões mais pragmáticas, como a sazonalidade e adequação das sementes ao clima e à vegetação da região. “Além da perspectiva do conhecimento, da dimensão cultural e da subjetividade colocados dentro dessas sementes, elas também têm a vantagem de terem sido selecionadas e armazenadas por agricultores e agricultoras que conhecem muito bem as características de clima e solo da região, o que faz com que elas tenham uma capacidade maior de adaptabilidade às condições do semiárido. Além disso, o fato de elas estarem no banco de sementes prontas para serem plantadas quando se iniciam as chuvas – e não com o período de chuvas já no meio ou no final – também representa uma qualidade bastante relevante dessas sementes, porque otimiza as colheitas dos agricultores”, afirmou o diretor.

Outro aspecto sublinhado pelo gestor do Campus Sousa sobre a Festa das Sementes foi o potencial do evento de reunir a juventude do campo em torno da celebração e das práticas da agricultura familiar. Chico destacou o protagonismo dos jovens da região na organização da festa, da realização de atividades culturais e, claro, no manejo das práticas agroecológicas. “Existe uma participação muito intensa, tanto no evento quanto no Coletivo de forma geral, da juventude. Além de demonstrar a força da Rede no território, isso também representa um avanço fantástico porque nós estamos discutindo o processo de sucessão da agricultura familiar. Nesse contexto, a gente encontrou uma possibilidade de um diálogo muito estreito com essa rede, principalmente a partir da possibilidade de o Campus Sousa potencializar o processo de formação de profissionais e de empoderamento da juventude do campo, tendo essa rede como uma base de articulação”, concluiu Chico Nogueira.

A participação do Diretor no evento representa mais uma ação de construção de pontes com atores relevantes para a região em que o Campus Sousa está inserido. O diálogo com coletivos e associações de agricultoras e agricultores familiares deixa clara a possibilidade de estabelecer parcerias que beneficiem ambas as partes e que contribuam para o desenvolvimento técnico, econômico e ambiental do território.

Texto: Amanda Tavares de Melo / Fotos: Chico Nogueira