Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 12 > Campus Sousa recebe visita da nova equipe da Funetec

Campus Sousa recebe visita da nova equipe da Funetec

Comitiva da fundação conheceu as instalações e as potencialidades da fazenda-escola de São Gonçalo
por Amanda Tavares de Melo publicado: 14/12/2023 15h33 última modificação: 14/12/2023 15h33

Nesta quarta-feira (13), a gestão do Campus Sousa do IFPB recebeu a visita de membros da nova diretoria da Fundação de Apoio à Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec-PB). A comitiva da Funetec foi até a fazenda-escola de São Gonçalo para conhecer parte das instalações e das atividades desenvolvidas no campus e para iniciar o diálogo sobre possíveis parcerias estratégicas entre as duas instituições.

A equipe da Funetec foi recepcionada pelo corpo diretor do Campus Sousa, composto pelo Diretor-Geral, Chico Nogueira, pela Diretora de Ensino, Rackynelly Soares, pelo Diretor de Administração e Planejamento, José Neto Sucupira, e pelos chefes dos Departamentos de Educação Profissional e de Produção, Pesquisa e Extensão, Ana Paula Rocha e Francisco Sales Filho, respectivamente.

Na ocasião, o Diretor Chico Nogueira contextualizou os visitantes sobre a história e as características singulares do campus, que vem de uma antiga escola agrotécnica e tem um perfil agrícola, voltado à oferta de educação profissional e superior às filhas e filhos de trabalhadores rurais do semiárido nordestino. O gestor destacou o papel da fazenda-escola como ferramenta didático-pedagógica essencial à formação desses novos profissionais, que podem executar atividades práticas nas Unidades Educativas de Produção, as UEPs, onde são realizadas as atividades agropecuárias.

Ao longo da visita, a equipe da Funetec pôde conhecer algumas das UEPs existentes na fazenda-escola de São Gonçalo, como a bovinocultura, a avicultura, a fruticultura, o viveiro de mudas e os laboratórios da Agroindústria, que recebem os insumos produzidos na fazenda e os transformam em alimentos para serem consumidos pelos estudantes no refeitório. Alguns exemplos desses produtos são derivados de leite como iogurte e queijos, derivados de carne e de frutas, utilizados para a produção de geleias, polpas e sucos.

Embora boa parte desses alimentos seja efetivamente consumida pelos alunos no restaurante estudantil, Chico Nogueira explicou que existe uma produção de excedentes que precisam ser comercializados. “É neste ponto que pode se firmar uma parceria entre o Campus Sousa e a Funetec. A fundação pode auxiliar a gestão do campus no gerenciamento e na comercialização dos excedentes, ajudando-nos a construir um arcabouço legal que embase essas práticas e a desenvolver práticas de empreendedorismo e de gestão de negócio”, afirmou o diretor.

Outra UEP visitada pela comitiva da Funetec foi o Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo, o HV-ASA, que presta importantes serviços de saúde aos criadores de animais da região. Durante a visita às instalações da unidade de saúde, as equipes gestoras do Campus Sousa e da Funetec discutiram a possibilidade de firmar uma parceria para promover uma gestão conjunta dos serviços ofertados pelo hospital à comunidade, visando aprimorar práticas, processos e ampliar a entrada de recursos para o hospital.

O encontro foi marcado por um diálogo construtivo entre a gestão do Campus Sousa e comitiva da Funetec, em que as duas partes expressaram otimismo em relação à viabilidade e aos benefícios mútuos das parcerias discutidas. “Essa parceria Campus Sousa-Funetec é uma parceria muito desejada por nós. Nossa relação com a fundação vai além da gestão dos processos internos, porque ela passa também pela captação e pela qualificação do uso de recursos externos ao campus. É uma parceria que se inicia com perspectiva de ser grandiosa, de ir além da relação local e de ser sustentável a longo prazo, beneficiando tanto o Campus quanto a Fundação. O Campus Sousa fica muito feliz de poder receber a fundação nesse novo momento de reestruturação, que é um momento também de reestruturação do Campus Sousa. É tempo de recolocar o Campus Sousa no lugar que ele merece. E a Fundação vai ter um papel importante nesse processo”, declarou Chico Nogueira.