Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 12 > Campus Sousa participa da Jornada Paraíba Produtiva

Noticia

Campus Sousa participa da Jornada Paraíba Produtiva

Evento é organizado pelo Governo do Estado e voltado para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar
por Amanda Tavares de Melo publicado: 27/12/2023 18h58 última modificação: 27/12/2023 18h58

Servidores do Campus Sousa do IFPB participaram da Jornada Paraíba Produtiva, uma iniciativa organizada pelo Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e de Desenvolvimento do Semiárido e em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). O evento, realizado em Sousa e nos municípios polarizados pela cidade, teve como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável da agricultura, com foco especial no fortalecimento da agricultura familiar e dos arranjos produtivos locais.

A Jornada Paraíba Produtiva reuniu uma diversidade de participantes, incluindo agricultores familiares, gestores locais e estaduais, representantes de diversas entidades e pessoas interessadas no tema. Esse encontro proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimentos, experiências e práticas bem-sucedidas, visando impulsionar o setor agrícola na região.

O Chefe do Departamento de Produção, Pesquisa e Extensão, Francisco Sales Filho, falou sobre as contribuições dadas pelo Campus Sousa à Jornada. “O nosso campus contribuiu com a jornada em duas frentes: a primeira delas foi a doação de bens de produção interna, no caso mudas de plantas frutíferas. Nós contribuímos com sete etapas da Jornada Paraíba Produtiva aqui na região, doando um total de 630 mudas de plantas frutíferas a agricultores familiares locais.

A outra frente está relacionada à ida de especialistas do campus para ministrar palestras ao público participante, contribuindo para a capacitação dos interessados. Nesse sentido, nós tivemos a presença do professor Siebra no evento, que ministrou uma palestra nas cidades de Aparecida e São Francisco sobre o controle de carrapatos em bovinos, uma temática em evidência aqui na região, ofertando uma contribuição conectada às demandas dos agricultores e criadores de animais da região”, afirmou Sales.

Além das duas frentes de participação mencionadas por Sales, servidores do Campus Sousa ainda contaram com um espaço para compartilhar algumas ações desenvolvidas como projetos de extensão da instituição. Nesse contexto, o próprio Sales apresentou um projeto que produziu hortas escolares em escolas do município de Marizópolis, a 19 km de Sousa, e que também recebeu algumas das atividades da Jornada Paraíba Produtiva.

“A Jornada Paraíba Produtiva funciona como uma grande ciranda de serviços. O evento conta com capacitações, orientações sobre crédito rural e informações sobre programas governamentais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por exemplo. Durante o evento, também foi realizada a emissão de cadastros dos agricultores familiares, o CAF, que é o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar. A Jornada é um evento amplo e bastante consolidado no estado e na região sertaneja, desempenhando um papel importante para o fortalecimento da agricultura familiar. Diante disso, considero a nossa participação bastante relevante e produtiva para o sucesso do evento”, disse Sales.

O Diretor-geral do Campus Sousa, professor Chico Nogueira, destacou a participação da instituição na Jornada Paraíba Produtiva e o comprometimento dos servidores envolvidos nas atividades do evento: Francisco Sales Filho, Siebra e Tibério Araújo, que participaram de ações nas cidades de Marizópolis, Aparecida e São Francisco e de Sousa, respectivamente. Segundo o Diretor, as contribuições prestadas pelos profissionais do campus não apenas forneceram conhecimentos técnicos aos participantes, mas também reforçaram o compromisso do campus com o desenvolvimento local e o fortalecimento da agricultura familiar na região.

registrado em: