Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 11 > Novembro azul: DGDP realiza ação voltada para os cuidados com a saúde masculina

Novembro azul: DGDP realiza ação voltada para os cuidados com a saúde masculina

Atividade aconteceu na Unidade Sede
por Amanda Tavares de Melo publicado: 27/11/2023 17h35 última modificação: 27/11/2023 17h35

Na última sexta-feira (24), o Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) do IFPB Campus Sousa promoveu uma ação de conscientização sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa faz parte do Novembro Azul, uma campanha voltada para a promoção da saúde do homem em todo o mundo.

A ação do DGDP teve como público-alvo os servidores do sexo masculino do campus. Na ocasião, foram distribuídas lembrancinhas em alusão ao Novembro Azul, reforçando a importância dos cuidados com a saúde e o bem-estar dos homens. A campanha tem como principal foco a prevenção ao câncer de próstata, mas, nos últimos, tem ampliado a sua abordagem para a saúde masculina integral, jogando luz sobre a importância de realizar os exames de rotina, ter um acompanhamento periódico com profissionais de saúde e investir nos cuidados com a saúde mental e emocional.

De acordo com a Chefe do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Campus Sousa, Juliana Fernandes da Costa, a atividade do Novembro Azul teve o objetivo de atuar como um chamamento aos servidores para olhar para a própria saúde e praticar o autocuidado.

“Nós sabemos que o Brasil é um país que tem uma alta incidência de câncer de próstata e isso está relacionado à existência de alguns tabus em nossa cultura em torno da saúde e do corpo masculinos. Os homens precisam quebrar esses preconceitos e incorporar as práticas de cuidado ao seu dia a dia, de forma a prevenir doenças, diagnosticar precocemente condições já existentes e ter mais saúde e qualidade de vida. Nesse sentido, a nossa ação teve o intuito de chamar os servidores a olhar para si próprios e buscar esse cuidado com a própria saúde”, destacou a gestora.

Por sua relevância e alcance junto à população brasileira, a campanha Novembro Azul já faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde. Mais informações sobre as recomendações da pasta para a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento do câncer de próstata e outras doenças masculinas podem ser encontrados no portal do Instituto Nacional do Câncer (INCA) dentro do portal do governo federal. Acesse o portal aqui.