Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 10 > 20ª SNCT / V Cetis começa nesta terça-feira (17)

20ª SNCT / V Cetis começa nesta terça-feira (17)

Evento acontece até o dia 19 e tem com tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”
por Amanda Tavares de Melo publicado: 17/10/2023 17h18 última modificação: 27/10/2023 14h22

Na manhã desta terça-feira, o IFPB Campus Sousa deu início à 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e quinta edição da Semana de Ciências, Extensão, Tecnologia e Inclusão Social (20ª SNCT / V Cetis), que acontece entre os dias 17 e 19 de outubro nas Unidades Sede e São Gonçalo. A abertura do evento foi realizada no ginásio da Unidade São Gonçalo e contou com a presença massiva da comunidade acadêmica do campus.

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a edição de 2023 da 20ª SNCT / V Cetis está ofertando uma programação diversificada e de grande relevância científica e profissional para os participantes. O primeiro dia do evento começou com o credenciamento dos participantes, que reuniu boa parte dos inscritos no evento e demonstrou o interesse e engajamento da comunidade acadêmica nas atividades.

Após a formação da mesa de honra e das falas de alguns dos membros da gestão do campus e da comissão organizadora da 20ª SNCT / V Cetis, os participantes puderam assistir às apresentações de dois grupos de dança: o Grupo de Carimbó de Major Sales e o Grupo de Xaxado de Nazarezinho, que demonstraram a pluralidade da cultura nacional e nordestina e a sua influência na formação do patrimônio artístico brasileiro.

Em seguida, a plateia pôde assistir à palestra “O Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e as Contribuições em Química Verde do IFPB”, ministrada pelo Professor Doutor Carlos Alberto da Silva Junior, docente do curso de Licenciatura em Química do IFPB.

Em sua fala, o professor estabeleceu correlações entre o tema geral do evento, “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, e os estudos que ele vem desenvolvendo junto a pesquisadores internacionais no campo da Química Verde, um braço da Química que aborda a interdependência entre os avanços científicos e tecnológicos e o equilíbrio ambiental, um dos grandes desafios das sociedades contemporâneas.

Após a palestra de abertura, a agenda da 20ª SNCT / V Cetis segue nos turnos da tarde (em São Gonçalo e na Sede) e noite (apenas na Sede) com oficinas, minicursos e mesas-redondas em diversas áreas do conhecimento, contemplando a diversidade de interesses e talentos existentes no campus. Outra atividade que integra a programação do evento e que será realizada nas duas unidades do campus é a Exposição Fotográfica “O que me faz forte”, que reúne fotos feitas por estudantes do 1º e 2º anos do curso Técnico em Agroindústria na modalidade PROEJA, sob orientação das professoras Ladyjane Duarte, da disciplina de Artes, e Aparecida Sobreira, ministrante da disciplina Relações Humanas no Trabalho.

A programação da Semana segue durante a quarta (18) e quinta-feira (19) com um amplo leque de atividades que incluem caminhada ecológica, duas exposições, dentre elas uma feira livre de produtos e manifestações culturais, minicursos, oficinas, palestras e mesas-redondas, todas elas distribuídas de acordo com a área de interesse nas Unidades Sede e São Gonçalo.

À noite, a partir das 19h30, será a vez de o evento receber uma atividade em formato on-line, a live “Ligas acadêmicas no IFPB: implantação, consolidação e contribuições na aprendizagem”. A live contará com a presença da Diretora de Ensino, professora Rackynelly Soares, e da Chefe do Departamento de Ensino Superior, Bivânia Araújo, e de estudantes que fundaram e que vêm atuando na primeira liga acadêmica da Rede Federal, a Liga Acadêmica de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (LACAV). A atividade será transmitida ao vivo pelo canal do IFPB Campus Sousa no YouTube, onde ficará disponível ao público logo após o seu término.

Algumas atividades da 20ª SNCT /V Cetis ainda possuem vagas abertas para novos participantes. Os interessados devem entrar na página do evento na plataforma Even3 e fazer a sua inscrição no evento e na atividade específica de que desejam participar, para que possam receber seus certificados após o término do evento.