Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 07 > Campus Sousa promove aula inaugural de curso de processamento de vegetais pelo Programa Empodera IFPB

Noticia

Campus Sousa promove aula inaugural de curso de processamento de vegetais pelo Programa Empodera IFPB

Curso é ofertado em parceria com a Procuradoria da Mulher de Várzea Alegre (CE)
por Amanda Tavares de Melo publicado: 12/07/2023 06h59 última modificação: 12/07/2023 15h19

No último sábado (08), a cidade de Várzea Alegre, no Ceará, recebeu a aula inaugural do curso de formação inicial e continuada “Inclusão socioprodutiva de mulheres na produção alternativa de renda pela elaboração de produtos alimentícios”. O curso é fruto de uma parceria entre o IFPB Campus Sousa e a Procuradoria Especial da Mulher de Várzea Alegre por meio do Programa Empodera, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (ProExc). A aula inaugural foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Várzea Alegre.

O curso, idealizado para fornecer às mulheres conhecimentos e habilidades essenciais para o trabalho no ramo alimentício, visa incluir as mulheres na área e combater a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Com duração prevista até novembro, o curso terá aulas uma vez por mês, aos sábados, e abordará conhecimentos específicos da área de processamento de vegetais, visando ampliar as oportunidades de emprego para as envolvidas, gerar renda e fortalecer a economia local.

Como pré-requisito do Programa Empodera IFPB, o curso foi destinado exclusivamente ao público feminino, bem como ministrado apenas por professoras mulheres. Levando em consideração o diálogo que a área de Extensão promove com a comunidade externa ao IFPB, as professoras proponentes do curso, Dalany Menezes e Juliana Guedes, acionaram a Procuradoria Especial da Mulher de Várzea Alegre (CE) como parceira social do projeto. No total, o curso conta com 20 alunas de Várzea Alegre e com quatro bolsistas, sendo duas do curso Técnico em Agroindústria ofertado pelo Proeja do IFPB Campus Sousa e duas bolsistas do FIC ofertado pelo Empodera.

Uma das professoras responsáveis pelo projeto de extensão, Dalany Menezes, destacou a importância do curso na transformação das vidas das mulheres participantes. “Esse projeto me fez enxergar a oportunidade de proporcionar às mulheres de minha cidade natal uma capacitação de qualidade, gratuita e adaptada tanto para aquelas que vivem na zona rural quanto para as da zona urbana. Várzea Alegre possui um potencial promissor na área da agroindústria. Por isso, planejamos oferecer um curso de Processamento de Vegetais, no formato de Formação Inicial e Continuada (FIC), para que essas mulheres possam aproveitar os recursos naturais de qualidade produzidos em sua região e, ao mesmo tempo, dar um destino adequado aos resíduos resultantes desse processo, que ainda são nutritivos. Espero, de alguma forma, plantar a semente da formação na vida dessas mulheres. Elas estão entusiasmadas e já estão planejando novos cursos em suas associações, com a parceria do IFPB Campus Sousa. Isso é extremamente gratificante para mim”, declarou a docente.



registrado em: