Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 06 > Campus Sousa convoca aprovados no PSCT Subsequentes 2023.2 para pré-matrícula e para procedimento de heteroidentificação

Destaque

Pré-matrícula será feita on-line de 12 a 16 de junho
por Amanda Tavares de Melo publicado: 12/06/2023 18h35 última modificação: 12/06/2023 22h03

No dia 07 de junho, a Pró-Reitoria de Ensino do IFPB divulgou o edital de pré-matrícula dos candidatos classificados no PSCT 2023.2 para os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio com ingresso no segundo semestre letivo de 2023.

De acordo com o cronograma do Campus Sousa, a manifestação de interesse em matrícula será realizada de forma online, no período de 12 a 16 de junho. Os candidatos convocados devem acessar o Portal do Estudante do IFPB, através do endereço eletrônico https://estudante.ifpb.edu.br/login/, utilizando o usuário e senha cadastrados durante a inscrição. Em seguida, devem preencher o Formulário de Pré-Matrícula eletrônico disponível na área do candidato.

Após verificar os dados no formulário eletrônico, o candidato será direcionado para fazer o upload de todos os documentos exigidos. Após anexar toda a documentação, o candidato deve assinalar os Termos de Ciência e clicar em "FINALIZAR" para confirmar a pré-matrícula.

Os documentos anexados devem ter um tamanho máximo de 10MB e serão aceitos nos formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG. A documentação enviada deve ser digitalizada de forma legível, incluindo frente e verso, se aplicável. Um tutorial com orientações para preenchimento eletrônico das informações solicitadas no Formulário de Pré-matrícula está disponível aqui.

Além disso, a Direção de Ensino do Campus Sousa publicou, nesta segunda-feira (12), o edital de convocação para a avaliação da Comissão de Heteroidentificação, que é voltada para a apuração da autodeclaração racial de candidatos indígenas e negros (pretos e pardos). No caso dos candidatos autodeclarados indígenas, o processo de aferição será feito pela avaliação do pertencimento étnico através da apresentação de declaração de etnia e de vínculo com comunidade indígena à qual pertence o(a) candidato(a) ou do Registro Administrativo de Nascimento Indigena (RANI).

Para os candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos, o processo de heteroidentificação será realizado por meio de avaliação de critérios fenotípicos, que ocorrerá de forma presencial no dia 15 de junho de 2023, das 8h30 às 11h30. A avaliação será realizada no Bloco Administrativo da Unidade Sede, localizado na Rua Presidente Tancredo Neves, S/N – Jardim Sorrilândia – Sousa (PB). Todos os candidatos que concorreram às vagas reservadas para negros (pretos e pardos), e que se autodeclararam como tal no momento da inscrição, devem comparecer perante a comissão.

O resultado preliminar da análise documental e da banca de heteroidentificação está previsto para o dia 20 de junho, com período de recursos entre os dias 21 e 22. A confirmação das matrículas será divulgada no dia 27 de junho.