Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 04 > Campus Sousa contribui com gestão participativa na Reitoria Itinerante

Campus Sousa contribui com gestão participativa na Reitoria Itinerante

Encontro com estudantes e servidores aconteceu nesta quarta-feira (26)
por Heranir Oliveira publicado: 26/04/2023 17h48 última modificação: 26/04/2023 18h05

Dando continuidade ao roteiro da segunda etapa da Reitoria Itinerante deste ano, o Campus Sousa foi escolhido para recepcionar nesta quarta-feira (26) os gestores do IFPB que estão em visita ao sertão do estado. Através de assuntos previamente escolhidos pela comunidade, a reitora e integrantes de pró-reitorias dialogaram ao longo do dia com estudantes e servidores sobre as necessidades da unidade.

A equipe do IFPB foi recepcionada pela manhã no distrito de São Gonçalo, no bloco de Agroecologia com bastante descontração. O estudante Pedro Alves declamou poesias de autoria dele, mostrando a riqueza da cultura nordestina. Na sequência o estudante Caio Henrique cantou músicas populares.

Foto Distrito Sousa.jpgNo primeiro diálogo com os estudantes os temas giraram em torno da estrutura da unidade e atividades dos cursos, inclusão e diversidade, falta de servidores à noite, saúde mental e residência estudantil. Marina Monte, aluna do Curso Técnico de Informática, considerou o encontro importante. “Nunca tinha visto uma reitora como esta atual, que buscasse compreender os assuntos dos Campi e achasse solução para eles, mesmo os mais pequenos, foi de grande valia”.

À tarde foi a vez da equipe gestora se reunir com os servidores na sede do Campus Sousa que elencaram como pontos principais: questão orçamentária, estrutura utilizada em aulas e atividades dos cursos, condições de trabalho, recuperação da fazenda-escola e auxílio transporte para quem utiliza veículo próprio.Foto para postar.jpg

A reitora Mary Roberta, o Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia Sousa, Diretor de Gestão de Pessoas, Daniel Oliveira juntamente com o Diretor Geral do Campus Sousa, Francisco Nogueira responderam a questionamentos levantados pela comunidade acadêmica.

foto Gestores do IFPB.jpgO Diretor do Campus “Chicão” enalteceu a Reitoria Itinerante e disse que o processo é um exercício de democracia. “Sempre fui um entusiasta desse espaço aqui, vamos juntos reconstruir o IFPB”. A reitora Mary Roberta lembrou que a Reiti marca o encontro da gestão com os campi, e que com essa ferramenta a comunidade acadêmica pode acompanhar de perto o trabalho dos gestores contribuindo com a transparência.

Para o Técnico-administrativo, Francisco de Assis Braga, o encontro foi bastante gratificante. “Ver a representação da reitora Mary aqui no Campus nos deixa satisfeitos, porque mostra de certa forma a integração, e reforça os laços de que nossos anseios sejam ouvidos” disse. O professor Tibério Araújo considerou a reunião tranquila e positiva. "Representou um passo importante a ser dado, nós estamos administrando dificuldades e buscando soluções ".

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM