Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 01 > IFPB Campus Sousa recebe visita de equipe da prefeitura de São João do Rio do Peixe

Noticia

IFPB Campus Sousa recebe visita de equipe da prefeitura de São João do Rio do Peixe

Membros da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município discutiram parcerias com o campus
por Amanda Tavares de Melo publicado: 04/01/2023 11h33 última modificação: 04/01/2023 11h33

2023 já começou com boas notícias para o IFPB Campus Sousa. Na última terça-feira (03), o Diretor-geral do campus, Chico Nogueira, recebeu a visita da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de São João do Rio do Peixe (PB), localizado a 38 km de Sousa. A equipe da Secretaria foi formada por Tarcísio Claudino Alves de Melo, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São João do Rio do Peixe, João Fábio Guerra Dantas, Técnico Agropecuário da pasta e Lyanne Alencar, Engenheira Florestal e assessora do município de São João do Rio do Peixe. Também esteve presente no encontro o Chefe do Departamento de Produção, Pesquisa e Extensão do Campus Sousa, Francisco Sales Filho.

A reunião entre a secretaria e a direção do Campus Sousa teve como principal objetivo discutir parcerias entre a prefeitura de São João do Rio do Peixe e o campus. A ideia é que o campus possa colaborar para a melhoria da produção agropecuária do município, principalmente na área de produção orgânica e agroecológica. Uma vez iniciada a parceria, o Campus Sousa dará suporte à Secretaria de Agricultura na produção de alimentos e também nas áreas de processamento e beneficiamento da produção alimentícia, com o intuito de garantir uma melhor inserção dos produtos nos mercados consumidores da região.

Como principal encaminhamento da reunião, saiu a proposta de desenvolver projetos de extensão ligados à oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de curta duração, voltados a agricultores e agricultoras que vão atuar na produção agroecológica de alimentos. Além disso, o Campus Sousa deverá apoiar o município em outras áreas, ao mesmo tempo em que receberá apoio de São João do Rio do Peixe para a estruturação de laboratórios, para a mobilização de estudantes e para o desenvolvimento de outras áreas ligadas à produção agropecuária.

De acordo com o Diretor-geral do IFPB Campus Sousa, professor Chico Nogueira, os cursos FIC já deverão ser ofertados no primeiro semestre de 2023. A seleção dos participantes será feita por meio de um edital, que será publicado nos principais canais de comunicação do campus e trará as principais informações sobre o curso, como a ementa, a duração e o público-alvo. Todos os cursos serão gratuitos e abertos à comunidade. A ideia é democratizar o acesso dos interessados no tema aos cursos ofertados.

“Considerando que a Organização das Nações Unidas e outras entidades do mundo inteiro apontam a agroecologia como um dos caminhos para superar a fome no mundo e combater as desigualdades gerando empregos, distribuindo renda e produzindo alimento de qualidade, eu entendo que o município de São João do Rio do Peixe larga na frente ao pensar no futuro, ao pensar na qualidade de vida das pessoas no longo prazo, na redistribuição de renda, na produção de alimentos saudáveis e na inserção desses alimentos no mercado”, declarou o Diretor Chico Nogueira.

Chico Nogueira também ressaltou a importância da iniciativa do município em um contexto de valorização da produção orgânica e agroecológica de alimentos. “Com essa ação, o município convida o Campus Sousa do IFPB a pensar e construir outros futuros possíveis, conectados à realidade local e, ao mesmo tempo, às demandas globais de sustentabilidade, segurança alimentar e nutricional e saúde coletiva. Nesse futuro que queremos construir, as pessoas poderão ter acesso a alimentos de qualidade e o trabalho das agricultoras e agricultores será mais valorizado. Então, seguindo essa lógica, utilizar a agroecologia como princípio teórico e metodológico de ação é pensar o futuro, é colocar em prática a tecnologia do futuro”, finalizou o diretor.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa 

registrado em: