Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 01 > Diretor-geral Chico Nogueira participa de audiência com o deputado Luiz Couto

Noticia

Diretor-geral Chico Nogueira participa de audiência com o deputado Luiz Couto

Pauta do encontro previu a elaboração de parcerias para o desenvolvimento de conhecimento e tecnologias para o semiárido brasileiro
por Amanda Tavares de Melo publicado: 17/01/2023 12h44 última modificação: 19/01/2023 17h27

Nesta segunda-feira (16), o Diretor-geral do IFPB Campus Sousa, professor Chico Nogueira, participou de uma audiência com o Deputado Federal Padre Luiz Couto (PT-PB) em João Pessoa (PB). Além do Diretor-geral e do deputado, estiveram presentes no encontro um representante do Partido dos Trabalhadores de Sousa (PB), Damião Júnior, que também é servidor do IFPB, e um trabalhador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Alto Sertão da Paraíba, Francisco Jossean Alves Bezerra.

Na ocasião, o Diretor Chico Nogueira e o parlamentar discutiram a elaboração de parcerias para fortalecer a agricultura familiar no semiárido e para consolidar o Campus Sousa como um polo regional de desenvolvimento de conhecimento e inovação relacionados às práticas produtivas agrícolas. O deputado Padre Luiz Couto tem um histórico de investimentos voltados ao desenvolvimento de políticas para os povos do campo, em especial para a agricultura familiar.

O professor Chico Nogueira destacou a importância desse diálogo entre o IFPB e, particularmente, o Campus Sousa, e o setor político, na pessoa do parlamentar Luiz Couto, para a elaboração de políticas conjuntas que beneficiem tanto a instituição quanto o setor produtivo do Alto Sertão Paraibano.Segundo o gestor, a conversa com o deputado girou em torno de dois eixos principais.

O primeiro deles diz respeito à destinação de recursos, por meio de emendas parlamentares, para o Campus Sousa, visando investir em melhorias para atender os povos do campo, um público histórico do campus, bem como para potencializar as ações da instituição para receber filhos e filhas de agricultores. Ainda segundo o diretor, a ideia é que o campus possa produzir conhecimento e tecnologia para subsidiar a atividade produtiva dos agricultores e agricultoras da região do semiárido brasileiro, mais especificamente do sertão da Paraíba.

A segunda linha de ação debatida no encontro está relacionada a uma parceria para elaborar projetos que fundamentem a construção de políticas públicas para fomentar a educação no campo para agricultoras e agricultores familiares da região. “Nossa ideia é transformar o Campus Sousa numa referência regional em construção de conhecimento, desenvolvimento de tecnologia e inovação para a agricultura no semiárido. Acreditamos também que a interlocução com o deputado Luiz Couto pode contribuir para colocar o Campus Sousa na rota da transposição do Rio São Francisco junto a secretarias e ministérios do Governo Federal. Considerando que nós recebemos água do Rio São Francisco na Unidade São Gonçalo, nós precisamos desenvolver novas tecnologias que possam potencializar a utilização eficiente dessas águas, como o desenvolvimento de novos sistemas de irrigação, de tecnologias que melhorem a aplicação dessa água na produção e/ou no solo e de outros sistemas de criação de peixes e de camarão, por exemplo. Acreditamos que, com isso, poderemos servir de referência para os agricultores que atuam no entorno do canal da transposição, contribuindo para o êxito do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco”, afirmou o Diretor.

O gestor do Campus Sousa considerou o saldo da conversa bastante positivo e ressaltou os ganhos mútuos que podem advir da parceria com o parlamentar. “Nossa proposta foi muito bem-recebida pelo deputado Luiz Couto, que entendeu que a parceria com o Campus Sousa tem o objetivo de desenvolver a instituição, mas também de fortalecer as ações e políticas públicas voltadas para os povos do campo e as políticas públicas que podem ser executadas pelo governo vigente, propiciando uma relação de potencialização mútua. É interessante frisar que essa relação não é apenas do campus com o deputado, mas também com outros representantes políticos e com os movimentos sociais de Sousa (PB), que são articulações políticas que têm o objetivo de potencializar as ações e fortalecer mutuamente o mandato do deputado, um projeto de governo e de nação que está em execução e também o Campus Sousa como ferramenta de execução desses projetos”, declarou o diretor.

Fotos: José Moreira da Silva



registrado em: