Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 01 > Campus Sousa recebe visita do Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG

Gestor foi recebido pelo Diretor-geral Chico Nogueira na Unidade Sede
por Amanda Tavares de Melo publicado: 20/01/2023 12h14 última modificação: 20/01/2023 12h14

Nesta quinta-feira (19), o Diretor-Geral do IFPB Campus Sousa, professor Chico Nogueira, recebeu a visita do professor Jardel de Freitas Soares, Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (CCJS-UFCG), localizado em Sousa (PB). O encontro aconteceu na Unidade Sede do Campus Sousa e teve como principal pauta a aproximação das duas instituições federais de ensino para elaborar parcerias e projetos em comum.

O diálogo entre os dois gestores teve como foco o desenvolvimento de ações comuns entre as unidades de ensino. O primeiro bloco de ações tem um caráter mais interinstitucional, em que as duas unidades podem compartilhar suas ações, projetos de extensão e os conhecimentos que são desenvolvidos em cada espaço. O acordo vai permitir a elaboração de parcerias entre os cursos e serviços que são oferecidos em cada instituição, gerando uma colaboração mútua entre as duas unidades.

Como exemplos de parceiras possíveis, Chico Nogueira citou o trabalho de docentes e estudantes do Campus Sousa junto à comunidade acadêmica do CCJS e a parceria com o curso Técnico em Agropecuária para que o curso forneça mudas de plantas que podem ser utilizadas para arborizar o campus da UFCG. Por outro lado, alguns cursos que são ofertados na UFCG como Direito e Serviço Social podem oferecer alguns serviços que interessam ao público atendido pelo IFPB Campus Sousa.

“Por exemplo, nós desenvolvemos projetos com agricultoras e agricultores familiares que muitas vezes têm carência de assessoramento jurídico para resolver pendências como questões ligadas à documentação de terras, aposentadoria e outras solicitações que requeiram um apoio jurídico para serem executadas, e a UFCG tem um serviço que oferece esse tipo de atendimento. Nesse sentido, a gente afinar os nossos projetos de colaboração mútua traria um ganho muito grande para as duas instituições e para os públicos atendidos por elas através dos nossos projetos de extensão, de pesquisa ou mesmo de parcerias pontuais”, afirmou o Diretor.

Outra linha de ação conjunta discutida pelos dois diretores diz respeito ao fortalecimento das duas unidades como instituições-irmãs que podem captar recursos, elaborar projetos e pautar as políticas de educação que devem ser adotadas pela nova gestão federal. De acordo com Chico Nogueira, a educação pública deve ser uma prioridade no novo governo, o que pode trazer boas oportunidades de interlocução com parlamentares, ministérios e secretarias de governo. O Diretor também mencionou a possibilidade de dialogar com o governo do estado da Paraíba, o que também pode trazer ganhos para a educação local.

“Além disso, a partir do nosso movimento embrionário, pensamos em ampliar o diálogo com os diretores e diretoras das instituições públicas federais do Sertão da Paraíba, no sentido de fortalecer a articulação que se dá em torno de um território geográfico que possui uma grande  produção de conhecimento e inovação. Acreditamos que, com isso, poderemos pensar em políticas territoriais comuns aos campi que compõem as instituições que estão situadas no sertão paraibano”, argumentou o Diretor.

Após a discussão de projetos de médio e longo prazo para o IFPB e a UFCG, os professores Chico Nogueira e Jardel Soares agendaram uma nova reunião na próxima semana para conversar sobre o transporte dos estudantes dos dois campi. Segundo o Diretor, desde o início da pandemia de Covid-19, os discentes das duas instituições têm tido dificuldades de conseguir transporte para as unidades de ensino. “Em nosso próximo encontro, vamos debater a possibilidade de conversar com a prefeitura de Sousa para encontrar a melhor solução para atender à demanda dos nossos alunos”, finalizou Chico Nogueira.