Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Junho > Professor do IFPB Campus Sousa ministra módulo de curso promovido pela Embrapa

Noticia

Professor do IFPB Campus Sousa ministra módulo de curso promovido pela Embrapa

Vinícius Longo Vilela é um dos instrutores de um curso voltado para técnicos de assistência rural da região Nordeste
por Amanda Tavares de Melo publicado: 30/06/2021 16h00 última modificação: 30/06/2021 16h00

Vinícius Longo Vilela, docente do curso de Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa, participa entre os dias 29 de junho e 03 de agosto do curso “Controle de parasitos gastrintestinais em caprinos e ovinos”, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O curso é destinado a técnicos de assistência rural de quatro estados da região Nordeste: Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Além de ser promovido pela Embrapa Caprinos e Ovinos, um braço da empresa nacional de pesquisa em agricultura e pecuária, o curso conta com o apoio da Universidade Federal da Paraíba Campus Areia e do IFPB Campus Sousa, representado pelo professor Vinícius Vilela.

Vilela será o instrutor do módulo “Teste de eficácia anti-helmíntica e alternativas para o controle das parasitoses”, que contará com a moderação de Nívea Felisberto, pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos. “O curso abordará o manejo integrado da verminose de pequenos ruminantes, que é a doença que mais causa prejuízos a caprinos e ovinos e é o foco principal de minhas pesquisas”, afirmou o docente.

De acordo com o professor, o curso terá uma parte básica sobre o que é a verminose e, em seguida, realizará um aprofundamento relacionado ao controle das parasitoses. “O intuito do curso é expandir a concepção dos técnicos para passarem aos produtores que não adianta somente fazer vermifugação para tratar o animal porque os vermes já estão com muita resistência aos vermífugos. Por isso, vamos abordar tópicos como a resistência anti-helmíntica, o emprego de plantas medicinais como alternativa, a utilização do controle biológico com fungos e o uso do método Famacha (foto), que é bastante útil para o produtor rural verificar se o animal está com anemia ou não. Observando a coloração da mucosa do animal, o produtor poderá detectar os caprinos e ovinos que apresentam um quadro de anemia e fazer a vermifugação apenas nos animais que vão precisar do tratamento”, explicou Vilela.

O programa do curso foi dividido em quatro módulos, com aulas às terças-feiras das 19h às 21h, na plataforma Google Meet.  As inscrições estão sendo feitas diretamente com a Embrapa.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa

registrado em: