Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 11 > Professores e estudantes de Informática desenvolvem aplicativo para auxiliar o gerenciamento do restaurante do Campus

Projeto fará pesquisa com os usuários do restaurante de 10 a 25 de novembro
por Amanda Tavares de Melo publicado: 09/11/2020 20h02 última modificação: 12/11/2020 14h12

Tecnologia e conhecimento aplicados à resolução de questões práticas: esse é o mote de um projeto de pesquisa que vem sendo realizado por professores e alunos do Curso Técnico Integrado em Informática do IFPB Campus Sousa. O projeto, que foi aprovado no Edital Interconecta 2020, visa elaborar um sistema de gerenciamento para o restaurante da Unidade São Gonçalo do Campus Sousa, destinado a atender os alunos que frequentam a instituição.

A primeira etapa do projeto consiste na realização de um levantamento com os estudantes da Unidade São Gonçalo do IFPB Campus Sousa que utilizam os serviços do refeitório. A pesquisa tem como objetivo conhecer as demandas dos usuários e direcioná-las para a equipe do restaurante, para que os servidores possam dimensionar o número de frequentadores, os estoques, a organização e o planejamento nutricional das refeições. Além disso, as informações coletadas servirão de base para a criação de um aplicativo que pretende estreitar a comunicação entre os alunos e o restaurante, fornecendo o cardápio e as informações nutricionais dos pratos do dia e agilizando o atendimento dos estudantes.

O levantamento será feito online por meio de um formulário eletrônico que deverá ser preenchido apenas pelos discentes que frequentam a Unidade São Gonçalo e utilizam os serviços do restaurante. Para responder à pesquisa, o estudante precisará acessar o formulário com o seu e-mail institucional, que é o mesmo que ele utiliza para assistir às aulas e realizar as atividades de ensino não presenciais (AENPs). O prazo para participar da pesquisa começará no dia 10 e irá até o dia 25 de novembro de 2020.

O projeto é composto por três professores e por quatro estudantes, sendo dois bolsistas e dois voluntários, do curso Técnico em Informática na modalidade Integrado. De acordo com o coordenador do projeto, o professor Jefferson Belo, “todo o processo está sendo feito pelos alunos, desde a entrevista com o cliente, a análise de viabilidade do projeto, o levantamento dos requisitos e a criação do formulário a ser respondido pelos estudantes. Após a coleta e análise dos dados obtidos com a pesquisa, a próxima fase será o desenvolvimento do aplicativo, que também será feito pelos próprios estudantes”.

Caso tenha dúvidas sobre o formulário e sobre como respondê-lo, o estudante pode entrar em contato com a equipe do Campus pelo e-mail comunicacao.ss@ifpb.edu.br.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa