Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 03 > Campus Sousa adere à greve geral de 18 de março e paralisa as atividades na quarta (18)

A mobilização é em defesa dos serviços públicos, dos direitos sociais e da educação pública
por Amanda Tavares de Melo publicado: 17/03/2020 09h34 última modificação: 17/03/2020 12h22

O IFPB Campus Sousa aderirá à Greve Geral do dia 18 de março e paralisará as atividades letivas e administrativas na instituição nesta quarta (18). A decisão foi tomada por unanimidade em Assembleia realizada no Auditório do IFPB Campus Sousa na quarta-feira (11) com a presença de 24 filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais (Sintef). O ato visa protestar contra o desmonte dos direitos sociais promovido pelo novo Regime Fiscal do Teto de Gastos que retirou recursos da saúde, da educação e da assistência social.

No mesmo encontro, foi criado um grupo responsável pelas mobilizações que seriam realizadas no dia da paralisação, as quais envolveriam uma aula pública e apresentações culturais na cidade de Sousa (PB). Contudo, frente à necessidade de adotar medidas urgentes de proteção e enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os membros do Sintef e da comunidade acadêmica do Campus Sousa decidiram cancelar as manifestações e atos públicos anteriormente previstos para o dia 18 de março para evitar aglomerações de pessoas. Apesar disso, a paralisação das atividades acadêmicas e outras ações de mobilização pelas categorias e movimentos está mantida, sendo observadas as recomendações das autoridades de saúde pública.

Leia a nota do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais (Sintef) na íntegra:

"Na última quarta-feira(11), em assembleia realizada no Auditório do IFPB campus Sousa, Unidade São Gonçalo, com a presença de 24 filiados, decidimos, por unanimidade, aderir à greve geral do dia 18 de março do corrente ano. Na mesma assembleia criamos um grupo responsável pelas mobilizações que seriam realizadas no dia da paralisação. Esse grupo se reuniu ainda na quarta-feira (11) à noite, no CVT, decidindo realizar 2 (dois) atos em Sousa, um pela manhã (aula-pública) e outro à noite (panfletagem com apresentações culturais de 2 repentistas). No dia seguinte, através do Processo nº 23000.000783.2020-89, foi realizada a comunicação à Direção Geral do campus acerca da decisão de paralisação.

Ocorre que já na quinta-feira (12) fomos surpreendidos com as informações da chegada do coronavírus ao Brasil, com vários casos suspeitos e confirmados da doença em nosso país. O Ministério da Saúde emitiu várias recomendações à população, entre elas o cancelamento de eventos, reuniões, etc que provoquem a aglomeração de pessoas, no sentido de evitar a contaminação pelo COVID-19. Várias Centrais sindicais, sindicatos e a UNE, emitiram notas com a mesma recomendação. A situação de necessidade de cuidados com a saúde pública, em virtude da pandemia, exigiu uma reflexão acerca da manutenção ou cancelamento das atividades previstas.

Assim, levando-se em consideração as informações acima, o grupo responsável pela mobilização,decidiu então CANCELAR a realização dos atos previstos para acontecer na cidade de Sousa, neste dia 18 de março, MANTENDO-SE contudo, a paralisação no IFPB campus Sousa, deliberada em assembleia, já que tal deliberação só poderia ser modificada através de nova assembleia. Em resumo, mantém-se a paralisação total das atividades do campus Sousa do IFPB nesta quarta-feira (18), cancelando-se os atos previstos. Solicitamos que estudantes, TA's, Docentes, pais de estudantes e a sociedade em geral manifestem sua posição contrária ao Future-se, à MP Emergencial, à MP nº 914/2019, ao Ofício nº 008/2019 MEC/SPO, à Reforma Administrativa e em defesa das Instituições Federais de Ensino, através de seus perfis nas redes sociais. Sem mais para o momento, aproveitamos para renovar votos de estima e consideração.

Atenciosamente,

Diego Silva Leon

Coordenador Municipal do SINTEFPB."