Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 02 > Alunos dos Cursos Integrados devem apresentar exames médicos até 13 de março

Alunos dos Cursos Integrados devem apresentar exames médicos até 13 de março

O exame com laudo médico e o Questionário PAR-Q devem ser enviados via Suap
por Amanda Tavares de Melo publicado: 28/02/2020 17h45 última modificação: 28/02/2020 17h47

Os alunos novatos dos Cursos Técnicos Integrados têm um novo cronograma para a realização dos exames médicos necessários para participar das aulas práticas de Educação Física, que acontecerão duas vezes por semana nos cursos de Agroindústria, Agropecuária, Informática e Meio Ambiente. Segundo a Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE), os estudantes deverão realizar os exames e apresentá-los à Direção até a segunda semana de março, impreterivelmente.

A primeira etapa é realizar o Eletrocardiograma, exame que permite observar se o ritmo dos batimentos cardíacos está normal ou não. De acordo com a professora de Educação Física, Gertrudes Melo, “o exame pode indicar possíveis patologias cardíacas e, por isso, torna-se um importante instrumento para o controle de carga aplicada nas atividades desenvolvidas nas aulas. Além disso, as informações que ele nos fornece ajudam a construir uma aula que possa contemplar diferentes necessidades, envolvendo tanto os alunos que apresentam alguma condição médica que inviabilize certas práticas quanto aqueles que não possuem patologias cardíacas significativas”. Para fazer o eletrocardiograma, os estudantes podem procurar o Programa Saúde da Família (PSF) e agendar o exame.

Finalizada essa etapa, os estudantes devem preencher e assinar o Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q), disponível aqui. O questionário deve ser assinado pelo estudante ou pelo responsável legal, caso o aluno tenha idade inferior a 18 anos. Em seguida, o discente deve inserir o PAR-Q e o eletrocardiograma com o laudo médico no Suap, ambos em formato PDF ou como imagem.

Após o envio dos documentos, os novatos deverão fazer uma consulta presencial com o médico do Campus Sousa. O atendimento também deverá ser agendado pelo Suap e acontecerá conforme com os dias e horários disponibilizados pelos profissionais de saúde da instituição.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa