Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 10 > Equipe do IFPB Campus Sousa vence maratona de programação

Equipe do IFPB Campus Sousa vence maratona de programação

I HackaThon foi realizada no fim de semana, na cidade de Cajazeiras (PB)
por Clébio Melo publicado: 08/10/2019 08h36 última modificação: 22/10/2019 14h59
Foto: divulgação/esquipe Estudantes desenvolveram a atividade em 36h

Estudantes desenvolveram a atividade em 36h

Estudantes do curso técnico integrado de Informática do IFPB Campus Sousa conseguiram o primeiro lugar num importante desafio da área de computação no sertão do estado, no último fim de semana. A vitória foi na I HackaThon, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de outubro, numa faculdade particular da cidade de Cajazeiras (PB).

A competição reuniu cerca de sessenta estudantes e aconteceu ligada a um Simpósio de Ciência da Computação. O desafio proposto às dez equipes formadas foi para criar uma plataforma única de oferta de serviços que reunisse profissionais como pintor, encanador, diarista, entre outros, e que fosse segura e confiável para o usuário. Para isso, os competidores tiveram 36h de trabalho intenso.

Durante a maratona, os jovens ficaram instalados na própria Faculdade organizadora e contaram com apoio médico, alimentação e atividades físicas. HackaThon é uma junção de duas palavras do inglês (Hack e Marathon) e se trata de uma "maratona de programação, no qual o objetivo principal é movimentar toda a área de tecnologia em busca de uma solução e não apenas hipóteses", segundo definição dos próprios organizadores do evento. As equipes devem trabalhar ininterruptamente até esgotar o prazo ou finalizar a criação da proposta. "[A maratona] já não se limita à produção de software, sendo empregada por diversas empresas ao redor do mundo na criação de alternativas para problemas", complementa o professor João Paulo Freitas, que acompanhou a equipe do IFPB.

Igor Silva foi um dos cinco integrantes da equipe formada por estudantes do segundo e terceiro anos do curso. Ele destaca que o trabalho desenvolvido no desafio contempla empregabilidade. "Adicionamos uma função em que o cliente faria a busca dos profissionais de uma só vez, gerando mais empregos e experiência em equipe."

A I HackaThon teve início às 22h do dia 04 e durou até as 10h do dia 06 de outubro. Ao final da maratona, os jurados elegeram a proposta vencedora. "Essa vitória demonstra que podemos, como instituição, ajudar os alunos a torná-los melhores empreendedores e agentes transformadores de sua realidade", disse João Paulo.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa