Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 06 > Dia do Asteroide será tema de palestra pública do Campus Sousa

Noticia

Dia do Asteroide será tema de palestra pública do Campus Sousa

Evento faz parte de projeto de Extensão para divulgação científica
por Clébio Melo publicado: 13/06/2019 09h05 última modificação: 19/06/2019 10h57
Data é comemorada em 30 de junho

Data é comemorada em 30 de junho

O projeto de Extensão "Palestras Michael Faraday de Ciências: Divulgação Científica na Cidade de Sousa - PB" realiza, nesta quinta-feira (13) a segunda palestra no Centro Cultural do Banco do Nordeste de Sousa (PB). Desta vez, o assunto abordado será o Dia do Asteroide, que é comemorado todo dia 30 de junho. O evento está marcado para começar às 19h, no teatro do CCBNB.

Para a palestra, a coordenação do projeto convidou profissionais do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco (João Pessoa-PB), da Associação Paraibana de Astronomia e da Rede Brasileira de Observação de Meteoros. O objetivo é conscientizar a população e as autoridades para os riscos que o planeta sofre de ser atingido por um asteroide e as ações que podem ser tomadas para prevenir e reduzir os danos. Também haverá um momento para observação pública em telescópios astronômicos.

O Dia Internacional do Asteroide foi uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas e faz referência ao chamado Evento de Tunguska. Em 30 de junho de 1908, a Sibéria foi atingida por um imenso asteroide que destruiu 80 milhões de árvores em uma área de 2 mil Km².

Sobre o projeto - O projeto foi elaborado para ser realizado num ciclo de 4 palestras públicas ao longo de 2019, todas a serem ministradas nas instalações do Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), em Sousa, no alto sertão paraibano, instituição parceira.

A ideia foi desenvolvida pelo professor Higo de Lima Bezerra Cavalcanti, ligado ao curso superior de licenciatura em Química do IFPB - Campus Sousa.  Ele se inspirou na história de um cientista inglês para formatar o projeto. Michael Faraday (1791-1867) foi um importante cientista britânico. De origem pobre, não teve educação formal, mas conseguiu se autoeducar e fazer descobertas científicas e tecnológicas revolucionárias. Ele compartilhou com as pessoas formas acessíveis de como utilizar a eletricidade, por exemplo. Por isso, é chamado de pioneiro no entendimento público da ciência, através das palestras que ministrou na Royal Institution of Great Britain, em Londres. 


*A imagem da arte sobre o Dia do Asteroide é meramente ilustrativa. Asteroides não possuem cauda.


Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa