Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2018 > 10 > Abertas as inscrições para auxílio na compra de óculos de grau

Noticia

Abertas as inscrições para auxílio na compra de óculos de grau

Seleção faz parte do Programa de Atenção e Promoção à Saúde do Estudante. Inscrições prorrogadas até dia 28.
por Clébio Melo publicado: 02/11/2018 09h58 última modificação: 04/12/2018 10h35
Samuel Nunes, estudante do 3º ano do curso técnico integrado de Meio Ambiente

Samuel Nunes, estudante do 3º ano do curso técnico integrado de Meio Ambiente

Samuel Nunes é estudante do 3º ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente do IFPB - Campus Sousa. Quando tinha por volta de seis anos de idade, na cidade de Santa Cruz, sertão paraibano, queixou-se de problemas com a visão. "Comecei a ter dificuldades para enxergar e ficar incomodado com a luz, o excesso de claridade", contou. Foi através de um profissional oftalmologista que descobriu a miopia e o astigmatismo, duas dificuldades até comuns nos brasileiros. Desde então, Samuel passou a fazer uso do óculos de grau e diz que isso facilitou seu desempenho em atividades de sala de aula, como a leitura, por exemplo.

Samuel faz parte dos 18,8% dos brasileiros que apresentam algum tipo de distúrbio na visão, segundo o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual corresponde a cerca de 35 milhões de pessoas no país.

Problemas como enxergar objetos e pessoas que estão longe (miopia) ou aquela visão embaçada (astigmatismo) podem atrapalhar e muito o aprendizado dos estudantes nas escolas, segundo especialistas. E é para ajudar a reduzir o impacto dos problemas de visão nos alunos do Campus Sousa, que foi lançado um edital específico de auxílio na compra de óculos de grau.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 28 e os interessados devem ler o edital do processo para saber se estão enquadrados nos pré-requisitos para concorrer ao auxílio. A inscrição deve ser feita mediante um formulário próprio, protocolado juntamente com a documentação exigida.

Quem for contemplado, poderá receber auxílio financeiro de até R$ 500 para a compra dos óculos de grau. O resultado deve ser divulgado no dia 26 de novembro, pelo Departamento de Assistência Estudantil do Campus Sousa. A Seleção faz parte do Programa de Atenção e Promoção à Saúde do Estudante, que integra a Política de Assistência Estudantil do IFPB na ação benefícios assistenciais.

 

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa

*notícia atualizada em 20.11 com retificação do edital.