Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 12 > Professores lançam e-book sobre Anatomia Humana do sertão

Professores lançam e-book sobre Anatomia Humana do sertão

Obra é resultado de pesquisas durante projeto de extensão no Campus Sousa
por Ana Carolina Abiahy publicado: 01/12/2017 21h24 última modificação: 01/12/2017 21h24
O livro foi planejado para facilitar o entendimento de termos anatômicos utilizados na linguagem popular do sertão nordestino

Docentes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) publicaram pela Amazon o e-book Dicionário Ilustrado de Anatomia do Sertão Nordestino. A obra foi produzida pelos professores Asdrúbal Nóbrega Montenegro Neto, do Campus Sousa do IFPB, Ramon Cunha Montenegro, do Campus Guarabira, e Alyne da Silva Portela, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) de Campina Grande.

De acordo com os autores, o livro foi planejado para facilitar o entendimento de termos anatômicos utilizados na linguagem popular do sertão nordestino, aproximando o conhecimento popular da linguagem científica. Na obra, encontra-se o estudo da etimologia destes termos, nomenclatura científica, descrição física das características anatômicas dos órgãos ou partes do corpo citadas, com utilização de imagens reais e de modelos sintéticos.

O conteúdo é descrito de forma lúdica, com a apresentação de curiosidades anatômicas que aproximam a informação científica das situações cotidianas do leitor. Acesse a obra nesse link

O livro é resultado de pesquisas realizadas pelo Projeto de Extensão "Liga de Anatomia e Fisiologia Humana: apoio ao ensino médio e fundamental". A iniciativa contou com a participação de estudantes da Liga de Anatomia e Fisiologia Humana, do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Sousa do IFPB.

Asdrúbal é professor da disciplina Anatomia Humana, na Licenciatura em Educação Física, de Sousa, e doutor em Ciências da Saúde. Ramon Cunha Montenegro é professor de Educação Física no Campus Guarabira e doutor em Ciências do Desporto. Alyne Portela é professora do Curso de Medicina da FCM, onde coordena o Laboratório de Anatomia Humana, e é doutora em Farmacologia de Medicamentos.

Ana Carolina Abiahy - Jornalista da DGCOM do IFPB