Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 12 > Campus Sousa participa de evento da Polícia Militar no sertão

Campus Sousa participa de evento da Polícia Militar no sertão

Palestras para moradores de São José de Piranhas (PB) focaram na prevenção de crimes
por Clébio Melo publicado: 21/12/2017 16h17 última modificação: 21/12/2017 16h21
Exibir carrossel de imagens Foto cedida por Saulo Freire Servidores do Campus Sousa participam de debates sobre problemas sociais em São José de Piranhas (PB)

O Núcleo de Extensão e Cultura do IFPB - Campus Sousa entrou como parceira num evento organizado pela Polícia Militar na cidade de São José de Piranhas (PB), na semana passada. A 3ª Companhia do 6º Batalhão da PM convidou a população da cidade para um ginásio para discutir problemas e possíveis soluções de conflitos atuais.

Entre os dias 11 e 13 de dezembro, foram abordados temas como violência doméstica, drogas, sexualidade e LGBTfobia. A participação do IFPB foi articulada pelo coordenador do curso de Meio Ambiente, José Guimarães, e oficializada pela coordenação de Extensão e Cultura do Campus Sousa. "De pronto, eu achei uma ideia interessante e percebi como uma oportunidade para ajudar", disse.

Os professores Saulo de Azevedo Freire e Leonardo Casarin Kaminski e a assistente social Rayssa Almeida se dividiram nos três dias de conversas com a participação de outros convidados. O evento aconteceu na sede da corporação, que funciona na estrutura de um ginásio poliesportivo que estava abandonado. O local foi reformado com apoio da comunidade e, hoje, é usado também para a prática de esportes e outras atividades. "O evento foi pensado para aproximar a população da Polícia Militar", disse o capitão Hugo do Nascimento, responsável pela 3ª Cia. Segundo ele, a escolha dos temas veio das ocorrências mais comuns registradas no município, como o tráfico de drogas e a violência contra a mulher, além de outros que julgou ter grande importância.

São José de Piranhas fica na região do alto sertão paraibano e possui uma população de pouco mais de 19 mil habitantes, de acordo com o IBGE. Nos dias do evento, compareceram ao ginásio públicos de todas as idades, entre autoridades, estudantes, professores, pais e mães. A ideia surpreendeu, positivamente, a assistente social Rayssa. "Nós não temos visto esse tipo de ação, que vai trazer para a sociedade conhecimentos diversos sobre várias problemáticas. Falar sobre violência doméstica não é fácil, mas é urgente", comentou.

A 3ª Cia. abrange quatro cidades na região de São José de Piranhas. O comando local da Polícia Militar informou que pretende intensificar as ações de prevenção e solicitar, sempre que possível, apoio dos profissionais do IFPB - Campus Sousa.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa