Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 08 > Campus Sousa participa de "ciranda de serviços" no sertão

Campus Sousa participa de "ciranda de serviços" no sertão

Evento foi em comemoração de aniversário dos Bombeiros em Sousa (PB)
por Clébio Melo publicado: 06/08/2017 14h24 última modificação: 06/08/2017 14h24
Exibir carrossel de imagens Estudantes do curso de Educação Física coordenaram atividades esportivas com crianças

O Batalhão do Corpo de Bombeiros completou 9 anos de implantação em Sousa (PB) na última quarta-feira (02) e a comemoração pela data foi com uma série de atividades na cidade sertaneja. O IFPB - Campus Sousa foi convidado a apoiar algumas ações, como uma corrida de rua e um dia de prestação de serviços à comunidade.

No dia do aniversário da corporação, cerca de duzentos civis e militares participaram da I Corrida Aristarcho Pessoa. Estudantes e professores do curso de Educação Física do IFPB auxiliaram no decorrer da prova, dividida em percursos de 5 e 10 quilômetros nas ruas no entorno do centro da cidade. Houve premiação para os primeiros colocados e medalhas para participantes.

No dia seguinte, a Escola Estadual Celso Mariz (Polivalente I) recebeu uma ciranda de serviços. Foram disponibilizados  à população atendimento médico e odontológico, vacinação, cortes de cabelo, oficinas e palestras. "Estamos trabalhando e reduzindo o espaço entre uma instituição de segurança pública e a sociedade. E a melhor forma, hoje, de se aproximar é provendo trabalho" disse o Tenente Coronel Jean Benício, comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Sousa.

Duas turmas de cursos do Campus Sousa participaram da ação. Educação Física enviou estudantes para a realização de atividades recreativas com crianças e oficinas de tênis de mesa e outras modalidades esportivas. Já os alunos de Medicina Veterinária auxiliaram nos atendimentos de vacinação animal e de orientação sobre doenças e cuidados com animais de estimação. "A gente tem um grande número de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para os seres humanos, e a população, por não saber como deve cuidar de forma correta dos animais, acaba propiciando o aparecimento dessas doenças ", explicou Lucas Calixto, estudante do IFPB.

O Corpo de Bombeiros da Paraíba foi criado em 1917, por meio do Decreto Estadual de nº 844 e, atualmente, conta com um efetivo de mais de 1.200 profissionais que atendem a população nas diversas modalidades de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento (terrestre, em altura e aquática), além de atividades preventivas de fiscalização e de defesa civil. São seis Batalhões de Bombeiro Militar (BBM) nas cidades polos da Paraíba. Um deles fica em Sousa, no alto sertão. O 6º BBM abrange municípios das regiões de Sousa e Pombal.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações da Secom/PB