Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 03 > Programação especial comemora o Dia Internacional da Mulher

Noticia

Programação especial comemora o Dia Internacional da Mulher

Servidoras e estudantes foram recepcionadas com café da manhã e palestra
por Clébio Melo publicado: 08/03/2017 14h50 última modificação: 09/03/2017 10h19
Exibir carrossel de imagens "A história da mulher na sociedade" foi tema de palestra no pátio da unidade São Gonçalo

"A história da mulher na sociedade" foi tema de palestra no pátio da unidade São Gonçalo

O trabalho começou cedo para que tudo ficasse pronto em tempo e à altura do merecimento das homenageadas. Auditório decorado, mesa de café da manhã farta e pátio organizado para uma programação variada nesta quarta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher. A direção do IFPB - Campus Sousa se uniu ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba, coordenação Sousa, no preparo do evento para servidoras e estudantes.

No meio da manhã, pausa nas atividades para apreciar sabores variados num momento de confraternização. Algumas das delícias que encheram as mesas e os olhares de quem se servia foram preparadas na própria Instituição, a exemplo do iogurte. Antes de participar do café da manhã, cada pessoa recebeu um laço rosa para lembrar da data  que reforça a luta das mulheres por direitos e igualdade de gênero.

Mais tarde, para os alunos dos cursos técnicos integrados, a aula foi sobre história. Por que comemoramos o Dia Internacional da Mulher em 8 de março? A resposta ficou sob responsabilidade dos componentes de uma mesa que lembrou as lutas, os avanços e o quanto as mulheres ainda precisam caminhar para amenizar as desigualdades. Joselma Carneiro, servidora do Campus Sousa, falou sobre a imagem distorcida da mulher em culturas diferentes mundo afora. E a convidada Janaína Bezerra, professora de história do Campus Cajazeiras, apresentou dados que representam o quanto a relação de direitos entre homens e mulheres é desequilibrada atualmente no nosso país. "No Brasil, as mulheres trabalham, em média, sete horas e meia a mais por semana do que os homens, considerando a carga de trabalho doméstico", comentou.

O atual coordenador local do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB) é servidor do Campus Sousa há 23 anos e destacou a relação de colaboração entre homens e mulheres no dia a dia do trabalho. "As mulheres do IF nos deixam tão à vontade para realizar esse evento para elas que não sabemos como agradecer," Manoel Freitas.

"Tão importante quanto esse dia de hoje são todos os dias. Que cada um possamos fazer dessas mensagens de carinho e de reconhecimento a realidade", recomendou Eliezer da Cunha Siqueira, diretor geral do Campus Sousa.

8 de março - O Dia Internacional da Mulher é um marco nas reivindicações e lutas femininas por igualdade. A data, 8 de março, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, relacionada a uma proposta feita, em 1910, pela líder feminista alemã Clara Zetkin, durante o 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas para lembrar operárias mortas durante um incêndio que ocorreu em uma fábrica em Nova York, em 1857.


Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com Portal Brasil

registrado em: