Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 01 > Ação do Campus Sousa divulga cursos superiores do IFPB no sertão

Ação do Campus Sousa divulga cursos superiores do IFPB no sertão

Em três dias, populações de 13 cidades da região receberam uma equipe do Campus
por Clébio Melo publicado: 11/01/2017 14h22 última modificação: 18/01/2017 15h32
Exibir carrossel de imagens Servidores do Campus Sousa distribuíram cartazes e panfletos e conversaram com moradores e gestores de 13 cidades sertanejas

Desde dezembro do ano passado, o Instituto Federal da Paraíba vem intensificando a campanha de divulgação dos cursos superiores do IFPB aos estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio em 2016. As notas do Enem podem ser usadas na seleção, pelo Sisu, dos candidatos às vagas em várias instituições de ensino superior do país. Somente no Campus Sousa, são cinco opções: Educação Física, Medicina Veterinária, Química, Agroecologia e Tecnologia de Alimentos.

Além da campanha que circula nas redes sociais oficiais de todos os campi, no IFPB em Sousa, uma equipe foi montada para viajar pelo alto sertão do estado divulgando os cursos. Os servidores distribuíram cartazes e panfletos, conversaram com as populações e protocolaram nas prefeituras documentos solicitando apoio dos gestores municipais para o transporte dos estudantes que conseguirem vaga no Instituto. Foram 13 municípios visitados. “O Campus está ofertando, para o período 2017.1, cento e cinquenta vagas para graduação nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnologia”, disse a chefe do Departamento de Ensino Superior, Genicleide Limeira.

A data prevista para a divulgação das notas do último Enem é 19 de janeiro. O acesso ao Sisu deve ser liberado logo em seguida.

Sisu - O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. No sítio, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.

Mudanças no Sisu - As instituições públicas de educação superior que adotam o Sisu para o preenchimento de vagas em cursos de graduação terão, a partir deste ano, mais flexibilidade na utilização das notas do Enem. A Portaria Normativa nº 2/2017, publicada na última quinta-feira, 5, faz alterações na legislação anterior, o que permite ampliar as opções de peso e de notas mínimas estabelecidas pelas instituições referentes às provas do Enem para a seleção dos candidatos.

A principal alteração diz respeito ao inciso IV do artigo 5º da norma anterior (Portaria Normativa do MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012). A partir de agora, as instituições participantes do Sisu podem exigir dos candidatos, para cada curso e turno ofertado, uma média mínima referente a todas as provas do Enem ou continuar a indicar uma nota mínima para cada uma das provas. Uma terceira opção é um combinado entre essas duas possibilidades. Ou seja, usar a nota mínima por prova e também a média obtida com a soma dessas notas.

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa, com informações do MEC