Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 11 > Aluno de Química participa de Congresso Internacional no Uruguai

Aluno de Química participa de Congresso Internacional no Uruguai

Edvan Alves representou o Campus Sousa no QUITEL 2016, entre os dias 20 e 25/11
por Clébio Melo publicado: 30/11/2016 23h13 última modificação: 01/12/2016 07h16
Exibir carrossel de imagens Foto: arquivo pessoal/Edvan Alves Momento da apresentação do trabalho desenvolvido no IFPB - Campus Sousa

Momento da apresentação do trabalho desenvolvido no IFPB - Campus Sousa

É comum associarmos experimentos químicos a laboratórios, tubos de ensaio, reações impressionantes. Mas existe um ramo da química que usa princípios da computação para resolver problemas. Esse meio teórico foi o utilizado pelo estudante Edvan Alves, do IFPB - Campus Sousa, para investigar qual o método computacional seria o mais eficiente para modelar algumas características de uma molécula de metaloporfirina de manganês, composto sintético que pode reproduzir as funções de uma proteína do corpo humano chamada Superóxido Dismutase (SOD).

A Superóxido Dismutase é uma enzima que tem importante efeito antioxidante no nosso organismo. Ela previne o envelhecimento e a morte de células ocasionada pela exposição a um radical livre. "Seu elevado nível no organismo humano pode levar a sérias reações e acarretar em algumas patologias humanas, como, por exemplo, doenças pulmonares, cardiovasculares e degenerativas", completou Edvan. O trabalho apresentado no Uruguai contou com a orientação do professor Higo de Lima Bezerra Cavalcanti, do curso de Química.

Edvan descreveu a participação num evento internacional como a melhor experiência que teve na vida até agora. "O congresso continha trabalhos de alto nível, que me proporcionaram um conhecimento bem mais amplo do que é a química teórica e as principais pesquisas que estão sendo desenvolvidas em boa parte do globo. Uma experiência que todo estudante deveria ter", disse.

QUITEL 2016 - O Congresso de Químicos Teóricos de Expressão Latina tem como principal objetivo divulgar e estimular o desenvolvimento de novas teorias e técnicas da Química Teórica e Computacional. Ao mesmo tempo, procura propiciar o desenvolvimento de novas estratégias de trabalho e colaborações, além de promover a atualização e capacitação de pesquisadores e estudantes.

O QUITEL 2016 visou apresentar novas teorias, modelos, metodologias, aplicações e resultados em Química Teórica e Computacional à Comunidade Científica de língua latina, levando em conta a inserção na comunidade internacional.

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa, com informações da organização do QUITEL 2016