Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 09 > Recepção dos alunos do projeto “Informática não tem idade”

Recepção dos alunos do projeto “Informática não tem idade”

Aula inaugural aconteceu no Centro Vocacional Tecnológico do IFPB em Sousa
por Clébio Melo publicado: 15/09/2016 18h20 última modificação: 15/09/2016 18h20
Exibir carrossel de imagens Ana Maria Leite, 58 anos, pretende mergulhar no mundo das redes sociais

Ana Maria Leite, 58 anos, pretende mergulhar no mundo das redes sociais

Servidores e estudantes do IFPB - Campus Sousa deram as boas-vindas, nesta quarta-feira (14), aos mais novos alunos da institução. São cerca de 20 adultos e idosos que toparam o desafio de aprender informática através de um projeto de extensão. O "Informática não tem idade" foi pensado para promover a inclusão digital a uma parcela da população de Sousa, no sertão da Paraíba, que ainda considera o computador um bicho de sete cabeças.

Durante oito semanas, os novos estudantes vão receber noções básicas de informática de três alunos do IFPB em aulas teóricas e práticas. "As primeiras aulas serão só os conceitos. Mas, com o tempo, a gente vai se aprofundando, estudando mais conteúdos", disse Lucas Vinicius Santos, um dos instrutores do projeto. Em um dos laboratórios do Centro Vocacional Tecnológico, pelo menos trinta máquinas foram reservadas para as aulas, segundo o coordenador do CVT, Miguel Wanderley de Andrade.

Na aula inaugural, os matriculados no projeto acompanharam um breve resumo de como o curso será desenvolvido e participaram de um momento de confraternização organizado pela orientadora Maria Edileuza de Andrade e voluntários. "Os principais resultados esperados é que nós tenhamos uma relação de aprendizagem, o desempenho cognitivo, a satisfação pessoal e a motivação com relação à informática", falou a professora Edileuza sobre a expectativa.

No início e no fim do projeto, os participantes vão responder a questionários para fornecer informações sobre a realidade socioeconômica deles e para medir o grau de aprendizado das noções. "A curiosidade nos move. A gente só aprende quando ousa saber", finalizou os discursos o coordenador do curso técnico em informática do Campus Sousa, Francisco Tibério de Araújo.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa