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IFPB participa do Fórum Nacional de Coordenadores do Parfor

Encontro aconteceu em Salvador e resultou numa carta aberta com reivindicações
por Clébio Melo publicado: 28/07/2016 09h52 última modificação: 01/08/2016 16h42
Coordenador institucional do Plano no IFPB, Richarson Marinheiro, fala na reunião.

Coordenador institucional do Plano no IFPB, Richarson Marinheiro, fala na reunião.

A Bahia sediou, neste mês de julho, a 4ª reunião ordinária do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). E o IFPB marcou presença no encontro com o coordenador institucional Richardson Correia Marinheiro. Cerca de cem instituições de ensino participaram da reunião.

Durante dois dias, os participantes discutiram temas como o Parfor no contexto da política nacional de formação dos profissionais da educação básica, a base nacional comum curricular, a agenda de projetos conservadores, financiamento, oferta, projetos pedagógicos, inovações, etc. “A gente está sempre buscando fazer com que as políticas públicas de formação de professores e de educação se tornem realidade na escola, que é o nosso foco principal”, disse Richardson.

Ao fim da reunião, um documento intitulado “Carta de Salvador” foi elaborado e divulgado com reivindicações para a manutenção do Plano, fortalecimento dos Fóruns Estaduais e em defesa dos investimentos na formação continuada dos professores e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Parfor - O Programa fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica. Ele tem por objetivo induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação.

 

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa, com informações da Capes 

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