Você está aqui: Página Inicial > Soledade > Notícias > 2017 > 10 > Palestra sobre assistência estudantil no campus Soledade

Palestra sobre assistência estudantil no campus Soledade

A atividade ocorreu na ocasião da publicação do edital interno de assistência estudantil
por publicado: 09/10/2017 14h41 última modificação: 10/10/2017 11h28

Na tarde da última sexta-feira, 06/10, foi realizado no campus Soledade um encontro sobre as políticas de assistência estudantil no âmbito do IFPB. A atividade foi conduzida pela assistente social Fabiana Pereira Sousa de Queiroz, do campus Campina Grande. A convite da Direção Geral do campus, Fabiana gentilmente se dispôs a contribuir com o processo de assistência estudantil, ofertado aos alunos da turma do Técnico em Informática Subsequente.

No momento com os alunos, foram expostas as informações sobre a Assistência Estudantil, os auxílios ofertados e os critérios de acesso aos mesmos. De forma bastante didática, a assistente Fabiana fez a leitura do edital publicado em conjunto com os alunos, tirando todas as dúvidas que iam surgindo com o prosseguimento do momento. Foram distribuídos folders com várias informações adicionais relacionadas ao assunto abordado.

Questionada sobre a importância das políticas de assistência estudantil para o IFPB, ela afirmou que “A Política de Assistência Estudantil do IFPB tem uma grande importância na vida dos discentes atendidos, pois o aluno é visto como um ser individual com direitos e deveres, que perpassam por necessidades essenciais como moradia, alimentação, transporte, saúde, lazer, cultura, educação etc. Ainda, as ações da Política devem possibilitar o desenvolvimento de ações de caráter universal através de outras intervenções multidisciplinares. Dessa forma, tais ações devem ser pensadas considerando a complexidade das realidades apresentadas. Pois, garantindo essas dimensões, ela atingirá não só a permanência do discente, mas também de formação cidadã.”

Ainda sobre sua visita ao campus Soledade, ela foi categórica: “É de suma importância a contribuição do Serviço Social do IFPB no campus Soledade nesse momento inicial de implantação, possibilitando aos discentes matriculados o acesso a direitos previstos na Política de Assistência Estudantil. Todavia, sabe-se da necessidade desses alunos terem garantido a atenção e intervenção devida por parte do (a) Assistente Social ao longo de todo o curso.”

O edital de Assistência Estudantil pode ser acessado clicando aqui. Também foi lançado um edital de retificação aumentando o prazo para inscrições até dia 16/10, clique aqui para acessar. Todos os editais se encontram na sessão Editais no portal do Campus Soledade.