Você está aqui: Página Inicial > Soledade > Institucional > Sobre o Campus

Sobre o Campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 01/11/2023 15h11

frente.jpg

Soledade é um município Paraibano localizado na microrregião do Curimataú Ocidental. De acordo com o IBGE (2016), sua população é de 13.739 habitantes. Área territorial de 560, 044 km². Tem como atividades principais a agricultura e pecuária, possuindo expressividade no comércio e pouca industrialização. Segundo a Estatística do Cadastro Central de Empresas, possui 186 empresas atuante nos diferentes setores da economia (IBGE, 2016).

O percurso de implantação do Campus na região iniciou-se em 2014, com a realização dos estudos de viabilidade e a identificação das potencialidades econômicas que pudessem referenciar o perfil tecnológico da unidade. Nesse período também se deu  a implantação do Centro de Referência Tecnológico com atividades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecendo os cursos de Cuidador de Idoso, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agente de Projetos Sociais e Preparador de Doces e Conservas, possibilitando qualificação profissional da comunidade e, assim, contribuindo com a geração de renda e inclusão produtiva.  

Em 2015 a unidade ofertou dois cursos na modalidade EAD, Segurança do Trabalho e Secretariado Escolar. Iniciativas que beneficiaram cerca de sessenta jovens da região.  Ainda em 2016 a unidade ofertou, em parceria com o Governo de Estado, três cursos na modalidade EAD, pelo programa MedioTec, totalizando 150 vagas para estudantes da rede estadual de ensino. Nesse mesmo período foram, realizados seminários regionais e instituída a comissão que viria a formatar diversos projetos pedagógicos dos cursos que seriam implantados posteriormente.  

Consolidado oficialmente como Campus Avançado (BRASIL, 2016), o IFPB em Soledade atualmente oferta o Curso Técnico em Informática, na modalidade subsequente ao ensino médio. Além disso, o campus ainda oferta Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) nas mais diversas áreas. Em 2023, por exemplo, foram ofertados os seguintes cursos:

  • Curso Preparatório de Redação para o ENEM;
  • Curso de Informática para Idosos;
  • Curso de Energias Renováveis;
  • Curso de Gerenciamento de Projetos;

Portal do Instituto Federal da Paraíba.

alunos.png

Ao longo do ano de 2023 foram 206 alunos regularmente matriculados em nossos cursos. Muitos deles participaram, também, de projetos de pesquisa, extensão e eventos na região. O Campus Avançado de Soledade é composto, atualmente, por uma equipe de 13 professores, sendo 4 substitutos e 9 efetivos (todos doutores ou mestres), uma equipe de 2 técnicos adminitrativos (TAEs) e três terceirizados. 

infra1.png

O campus fica localizado, hoje, na BR-230, KM 215, na entrada de Soledade em diração ao Sertão. Nossa infraestrutura é composta por 3 salas de aula, 3 laboratórios, salas administrativas e uma biblioteca. Se você faz parte da região, venha conhecer nossa instituição. Estamos abertos de segunda a sexta, de 09h às 21h. 

infra2.png

_________________________________________________________________________________________________________________________

Diretor Geral
luciano.png

Luciano Pacelli Medeiros de Macedo

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Mestrado em Agronomia/Entomologia pela Universidade Federal de Lavras (2001), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2006) em Ciências/Entomologia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência em Ciências Agrárias, com ênfase na Proteção de Plantas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Bioecologia de Insetos, Controle Biológico, Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Defesa Fitossanitária. Atualmente exerce o cargo de Diretor Geral do Campus Soledade.