Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2022 > 09 > Discentes visitam sítio arqueológico da Pedra do Ingá

Discentes visitam sítio arqueológico da Pedra do Ingá

Além das gravuras rupestres, a turma conheceu, no Museu de História Natural, fósseis e réplicas de animais que habitavam a região há milênios
por publicado: 23/09/2022 08h57 última modificação: 23/09/2022 08h57

No dia 14 de setembro, a turma do 1º. Ano Integrado de Informática do campus Santa Rita do IFPB, acompanhada pelos professores Alexandre Costa (História), Claudivan Costa (Meio Ambiente), Juliana Sales (Filosofia), Marco Llarena (Geografia), Sara Nascimento (Meio Ambiente) e Tiago Spinelli (Sociologia) conheceu as gravuras rupestres da Pedra do Ingá, conhecidas como itacoatiaras (em tupi-guarani, “pedra riscada”). A turma, dividida em 7 grupos, percorreu três ambientes do sítio arqueológico, orientada pelos professores e pelo guia: o paredão rochoso com as gravuras, o entorno físico e o Museu de História Natural.

A partir da observação das itacoatiaras, os estudantes foram estimulados a percebê-las como registros deixados por povos que viveram na região há cerca de 6 mil anos, registros que não só dizem sobre as vivências daqueles povos, como nos dizem da importância do simbólico na existência daquelas pessoas. O Sítio das Itacoatiaras do riacho Bacamarte é exemplo da forma como os grupos humanos associados à “tradição itacoatiaras” (gravuras feitas em rochas próximas a cursos d’água) se apropriaram de um ambiente natural específico, formado a partir da interação direta entre rochas e água, ainda preservado, e o transformaram para finalidades sociais, religiosas, culturais e artísticas, e nele expressaram um conteúdo estético próprio, cujas gravuras demonstram o domínio de elaborada técnica de expressão alcançado.

Além das gravuras, a turma pode observar as características físicas da região e conhecer, no Museu de História Natural, fósseis e réplicas de animais que habitavam a região, milênios atrás. A visita terminou com um piquenique – cada grupo levou seu lanche – e o retorno ao campus Santa Rita.

Os grupos irão elaborar registros do que observaram e aprenderam na viagem de campo – sob a forma de banners – a serem apresentados na VII Mostra de Experimentos (MOEXP), da VII Semana de Eventos Integrados (SEI), de 24 a 27 de outubro. Docentes e estudantes destacaram a importância de vivenciar a aula de campo, viabilizada pela gestão do campus.