Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Institucional > Sobre o campus

Sobre o campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 22/05/2020 15h51

Foto Campus.jpeg

O campus Santa Rita do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) oferta, atualmente, dois cursos: o Curso Técnico Integrado em Informática e o Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, nos quais estão matriculados, em 2020, 298 alunos. Para atendê-los, o campus conta com 64 servidores, sendo 32 docentes (28 estão em exercício do magistério, 3 afastados para capacitação e 1 ocupando a Direção Geral), 17 técnicos administrativos em educação (TAE) e 15 terceirizados.

Desde janeiro de 2020, o campus Santa Rita funciona em sua sede definitiva, a qual foi inaugurada em 10 de dezembro de 2019. O espaço, localizado na BR-230, no Bairro Popular, possui um bloco administrativo e dois blocos acadêmicos. Estes contam com salas de aula, além de laboratórios de Química, de Física, de Biologia, de Açúcar e Álcool, de Automação e Instrumentação Industrial, de Metrologia, dentre outros. A obra de construção da sede definitiva, iniciada em agosto de 2016, foi resultado de um investimento na ordem de aproximadamente treze milhões de reais, com uma área construída de mais de 5 mil metros quadrados. Entretanto, a história do campus Santa Rita do IFPB teve início em 2011, com o Plano de Expansão III da Rede Federal de Educação Tecnológica.

Até aquele momento, o município de Santa Rita – que possui a terceira maior população do estado da Paraíba –, por fazer parte da zona metropolitana da capital, sempre foi preterido nos processos de abertura de novas unidades de educação pública, tanto de nível médio profissionalizante, como de nível superior. Assim, foi no Plano de Expansão III que Santa Rita passou a integrar a lista de cidades em que seriam instalados novos campi. Contudo, inicialmente, o município não ofereceu a contrapartida solicitada pelo Governo Federal, que era a doação de um terreno para a construção do campus.

Diante disso, um grupo de moradores passou a se articular a fim de conseguir o apoio necessário da prefeitura. A partir da articulação e manifestação de um movimento, intitulado “Amamos Santa Rita, queremos o IFPB”, alcançou-se apoio popular e do poder municipal, que, em 2012, se comprometeu a adquirir e doar o terreno em que hoje funciona o campus, processo de doação concluído em 2013.

Já as atividades de instalação do campus começaram no segundo semestre de 2014 em prédio alugado e cedido pela Prefeitura Municipal. Neste primeiro momento, o campus provisório de Santa Rita, funcionava em 9 salas da Ong Daniel Comboni, localizada na rua Patos, nº. 200, no bairro Tibiri II, onde começaram a ser ministrados os cursos de Cuidador de Idosos e de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC).

Já os cursos técnicos integrados em Informática e Meio Ambiente do campus Santa Rita iniciaram-se ainda nesta sede provisória, no ano de 2016, onde continuaram até meados de 2017, quando o campus foi transferido para o antigo CAIC, em que funcionou até o final de 2019.

Concomitante ao processo de instalação da sede provisória e construção da sede definitiva, deu-se também a oficialização do organograma e da estrutura organizacional, a execução dos processos licitatórios para aquisição de mobiliários e equipamentos, contratação de pessoal docente, contratação de pessoal técnico-administrativo, montagem da equipe gestora, provimento da sede provisória dos equipamentos e mobiliários básicos indispensáveis, celebração de parcerias interinstitucionais, dentre outras medidas, que levaram ao atendimento de mais de 500 alunos pelo campus Santa Rita do IFPB.

Desta forma, a implantação de uma instituição de ensino de excelência no munícipio de Santa Rita representa a possibilidade de progressão nos estudos para uma grande população jovem, que, até a instalação do campus, só tinha essa oportunidade caso se deslocasse para outro município. Com isso, contribuiu-se para a diminuição da evasão do ensino médio no município, que, no início da década de 2010, era de aproximadamente 75%, principalmente em função de os estudantes não terem condições de se deslocarem para outros municípios para poderem continuar seus estudos.

Assim, o IFPB, campus Santa Rita, vem se destacando como uma instituição inserida na tradicional linha de qualidade e de referência que os Institutos Federais têm construído ao longo de sua história centenária, transformando a realidade local.