Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2021 > 08 > O IFPB em parceria com a UFPB está desenvolvendo projeto sobre fossas ecológicas na ONG Braços Abertos

Noticia

O IFPB em parceria com a UFPB está desenvolvendo projeto sobre fossas ecológicas na ONG Braços Abertos

O projeto tem como finalidade realizar o tratamento das águas cinzas - através do Círculo de Bananeiras e das águas escuras - através do sistema TEWetland
por publicado: 12/08/2021 16h09 última modificação: 12/08/2021 16h09

O IFPB, em parceria com o projeto de extensão @projetoecofossas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está realizando o projeto “Construção de fossas ecológicas na ONG Missão Braços Abertos”.

Esse projeto tem como finalidade realizar o tratamento das águas cinzas - através do Círculo de Bananeiras e das águas escuras - através do sistema TEWetland, as quais são tecnologias socioambientais propostas pela permacultura e já aplicadas com sucesso em residências na Paraíba e Pernambuco, que contribuirá para melhoria da qualidade de vida dos missionários participantes da ONG e na diminuição dos impactos ambientais nos corpos aquáticos.

A equipe responsável pelo projeto conta com a participação da professora da UFPB - Maria Cristina Crispim, coordenadora do projeto de extensão e da professora do IFPB - Fabiana Bezerra Marinho (orientadora do projeto) e de sua estagiária - Mirelle Cássia - aluna do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente.

De acordo com a professora Crispim “a proposta de construção das fossas ecológicas é eficaz no tratamento das águas domésticas o que evita a contaminação dos lençóis freáticos e de rios, além de serem melhores e mais baratas que as tradicionais”.

Para a professora Fabiana Marinho, essa parceria só vem a trazer benefícios para todos os envolvidos, contribuindo para o conhecimento/capacitação técnica dos participantes do projeto – os voluntários da ONG e os estagiários, além de contribuir para a qualidade ambiental local.

O Círculo de Bananeiras é um dos tipos de fossas ecológicas que apresenta uma estrutura bem simples, que é utilizada para tratar esgoto de águas cinzas (águas das torneiras, chuveiros, lavanderias etc). Para realização desse sistema é necessária uma escavação tubular que será preenchida por madeiras e lenhas e coberta por folhagens. Esse círculo deve ter dimensões de aproximadamente de 1m de diâmetro por 1m de profundidade, bem como ter uma conexão a um tubo de saída do efluente e, por fim, deve ser arrodeado por plantações de bananeiras (ou outras plantas) com o objetivo de absorver a água tratada.

Outro tipo de fossa ecológica que será implementada na ONG é o sistema TEWetland que será a construção do protótipo, uma metodologia inédita desenvolvida pela equipe de pesquisa da UFPB. Esse sistema corresponde a um sistema de biotratamento misto do TEvap (Tanque de Evapotranspiração) e de Wetland artificial (TEWland). Este sistema apresentará um fluxo de efluente que será direcionado para uma Wetland artificial que servirá de retenção de nutrientes, o que permite também o reuso de água com a produção de alimentos sobre o Tanque de Evapotranspiração.

O sistema TEWetland é idealizado para o tratamento de muito volume de esgoto, em que tem águas cinzas e negras junto e também é dimensionável, sendo adequado para o tratamento de águas que já são coletadas por prefeituras e lançadas em canais e rios sem o devido tratamento.

registrado em: