Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2018 > 09 > Estudantes fazem visita técnica à Biosev – Unidade GIASA

Estudantes fazem visita técnica à Biosev – Unidade GIASA

Discentes do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Santa Rita visitam a Destilaria GIASA
por publicado: 17/09/2018 16h44 última modificação: 17/09/2018 16h44

No dia 24 de agosto, foi realizada uma visita técnica à Destilaria GIASA, localizada em Pedras de Fogo-PB, com os alunos concluintes do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFPB Campus Santa Rita. A GIASA, unidade pertencente ao Grupo Biosev, produz etanol dos tipos hidratado, anidro e neutro, além de energia elétrica.

O objetivo da visita foi entender a destinação de um dos principais efluentes gerados no processo de produção de etanol, a vinhaça.

A visita foi iniciada com as boas vindas e apresentação do Grupo Biosev por Maria Carolina, do setor de Recursos Humanos. Em seguida, a Engenheira de Segurança Vanessa apresentou a política de segurança e os procedimentos necessários para a visita. O Gerente Agrícola, Engº Adriano Costa, e o Engº Agrônomo Silas, Supervisor de Tratos Culturais, apresentaram os principais números de moagem, produções e eficiências da safra. Na safra anterior, a GIASA processou 1.132.182 toneladas de cana e teve uma produção de 97.039 m3, sendo: 29.466 m3 de etanol hidratado, 34.080 m3 de etanol anidro e 33.494 m3 de etanol extra neutro, comentou o Engº Adriano Costa.

Foram apresentados os principais controles e análises da vinhaça e do solo, para garantir a correta aplicação (irrigação) e o cumprimento das legislações vigentes, ou seja, a utilização da vinhaça sem danos ambientais. O Engº Silas comentou sobre as principais análises realizadas na vinhaça, como: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, sulfato, carbono, entre outras, e sobre o cálculo da lâmina de vinhaça a ser aplicada, com base na CETESB, onde o volume de vinhaça por hectare é calculado considerando as concentrações de potássio no solo e na vinhaça.

Em seguida, foram distribuídos os EPIs necessários (perneira, óculos e toca árabe) e a equipe foi conduzida para a visita de campo, onde os alunos puderam visualizar o sistema de armazenamento, bombeamento e aplicação da vinhaça. Também foi possível conhecer propriedades e características dos tipos de solos, principalmente do tipo arenoso, que, segundo o Engº Silas, apresenta baixo poder de retenção de líquidos.

Por fim, o Engº Ambiental Luciano comentou sobre a política de gestão ambiental da empresa, sobre os principais órgãos fiscalizadores, como SUDEMA e CETESB, as licenças de operação, o gerenciamento de resíduos sólidos, o plano de aplicação de vinhaça (PAV) e as atividades de compostagem, realizadas principalmente com podas e bagaço de cana.

“A indústria sucroalcooleira vem otimizando cada vez mais o uso de água em seus processos, com utilização de novas tecnologias, reutilização de água e efluentes e, principalmente, através da conscientização ambiental. No setor sucroalcooleiro, tudo se reaproveita; água de lavagem da cana, água de lavagem de gases, torta de filtro, bagaço, gás carbônico, vinhaça, entre outros, tudo é reutilizado de alguma forma”, afirma o professor Luzidelson Ribeiro.

“Os processos de produção de açúcar e etanol possuem um enorme campo de atuação para os nossos técnicos. Espero que a partir deste contato, surjam novas possibilidades de parcerias, seja na área de ensino, pesquisa e/ou extensão”, complementa o professor.