Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2017 > 03 > Campus Santa Rita realiza palestra em comemoração ao “Dia Mundial da Água”

Campus Santa Rita realiza palestra em comemoração ao “Dia Mundial da Água”

Os temas foram abordados por profissionais santa-ritenses da área de Meio Ambiente
por publicado: 27/03/2017 14h06 última modificação: 27/03/2017 14h06

Em articulação com as coordenações de Extensão e Cultura e do Curso Técnico de Meio Ambiente, na última quarta-feira 22 de março, foi proferida, no Campus Santa Rita do IFPB, uma palestra em comemoração ao “Dia Mundial da Água”. Os temas foram abordados por três profissionais santa-ritenses da área de Meio Ambiente: Raquel Cruz de França Eiras (ecóloga e mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB), Fernanda Soares do Nascimento (concluinte do curso de Ecologia) e Andréa dos Santos Silva (Engenheira Ambiental). De forma geral, os assuntos discutidos durante a palestra foram a Política e Gestão dos Recursos Hídricos; Poluição Hídrica e propostas de recuperação ambiental; e Uso consciente da água.

Esta atividade integra o Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), da Universidade Federal da Paraíba, intitulado “Contribuições para a gestão ambiental do Rio Preto, Santa Rita, Paraíba”. Sua importância se consolida, também, porque o município de Santa Rita dispõe do maior número de fontes de água mineral do estado da Paraíba e está inserido nos domínios das Bacias Hidrográficas dos rios Miriri, Paraíba e Gramame. O Rio Preto compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, situa-se na zona urbana deste município e sua degradação relaciona-se tanto pela supressão da mata ciliar, como pela falta de saneamento e de educação ambiental.

O Campus Santa Rita oferece o Curso Técnico de Meio Ambiente, portanto, realizar ações de conscientização ambiental dentro do município, além de integrar conhecimentos práticos e teóricos, incentiva a participação da comunidade no enfrentamento dos problemas ambientais, como também, na estruturação de planos de gestão municipal que envolvem o meio ambiente. A palestra teve a duração de três horas e contou com a participação massiva dos alunos.