Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > Atividades de Extensão > Cursos FIC e outros projetos

Cursos FIC e outros projetos

por Patrícia Nogueira de Carvalho Pinto publicado 12/09/2019 10h39, última modificação 17/09/2019 11h49

A Extensão é uma atividade acadêmica que interage com os processos de Ensino e de Pesquisa, de modo a contribuir com a formação dos alunos e estender à sociedade as ações e resultados produzidos pela academia. No Campus Santa Luzia a COPEX busca fomentar as atividades de extensão, articulando o saber fazer acadêmico com a realidade socioeconômica e cultural da região onde a instituição está inserida.

Princípios da Extensão

• Interdisciplinaridade
  • Indissociabilidade
  • Relação Bidirecional

Atribuições da COPEX:

• Acompanhar e avaliar a execução de projetos e atividades de extensão no âmbito do Campus;
  • Divulgar os projetos e as atividades desenvolvidas pelo Campus junto à comunidade;
  • Estabelecer parcerias e intercâmbio com instituições públicas, empresas privadas ou de economia mista, organizações sociais e com a comunidade regional;
  • Promover a interação local e regional;

Conheça nossas atuações:

• Cursos de Extensão:  É o conjunto articulado de ações pedagógicas, teóricas ou práticas, presenciais ou à distância, direcionados às comunidades externas ou internas, com explicitado processo de avaliação.
  • A Formação Inicial e Continuada – FIC ou qualificação profissional : é um processo de ensino e aprendizagem, voltado à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho, através de cursos de capacitação. Poderão ser desenvolvidos em quaisquer níveis de ensino existentes no IFPB - Campus santa Luzia, de acordo com o seu conteúdo e sentido que assumam em casa caso.
  • Para amparar o envolvimento da comunidade acadêmica com extensão, o IFPB conta com programas de bolsas voltados aos estudantes.
  • PROBEXC PROJETO é um instrumento que abrange Projetos de Extensão, com ênfase na formação dos discentes e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão e da cultura no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Finalidade:

• Apoiar os coletivos extensionistas da rede multicampi do IFPB compostos pela comunidade acadêmica e por suas relações sociais na forma de concessão de: i) Apoio Financeiro para fomento das ações que compõem a proposta do Projeto de Extensão; ii) Bolsas para os discentes do IFPB, no sentido de oferecer incentivo à participação dos estudantes nos referidos coletivos de trabalho
  • O PROBEXC – PROGRAMA  é um instrumento que abrange Programas de Extensão, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Finalidade:

•  Apoiar os servidores e discentes extensionistas do IFPB na forma de concessão de bolsas discentes e apoio financeiro, no sentido de oferecer incentivo às atividades de Extensão, em todos os campi.

Alexsandra Cristina Chaves – Coordenadora de Pesquisa e Extensão

E-mail: alexsandra.chaves@ifpb.edu.br