Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2023 > 11 > Comitiva alemã faz visita ao Campus Santa Luzia

Comitiva alemã faz visita ao Campus Santa Luzia

Potencial energético da cidade e região foi destaque no encontro
por Clara Marinho publicado: 16/11/2023 15h28 última modificação: 20/11/2023 16h26

Na manhã desta quinta-feira, dia 16, o IFPB Campus Santa Luzia recebeu os representantes das empresas Global Factor e Renac, empresas de consultoria alemã que estão com o objetivo de implantar um Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade no IFPB.

Dentre os Campi do IFPB que estão sendo estudados, o de Santa Luzia se destaca pelo potencial energético da cidade que está no epicentro das energias renováveis na América Latina.

Durante a visita, os representantes das duas empresas alemãs puderam conhecer dados técnicos da cidade e região levantados pelo Diretor Geral Jerônimo Nóbrega e pelo Coordenador do Curso Técnico em Sistemas de Energias Renováveis, Victor Andrade.

Em sua apresentação, o professor Victor apresentou dados que corroboram como a cidade de Santa Luzia está estatisticamente bem posicionada por possuir bons índices de vento e elevados níveis de radiação solar. E, ainda, como a cidade recebe investimentos significativos na área das energias renováveis.

O projeto Etrela, que tem à frente o professor Ademar Gonçalves da Costa Jr. irá atuar na formação acadêmica na área, através de ações de ensino, pesquisa e extensão, parcerias com entes governamentais e empresas, podendo ter suas atividades expandidas para todos os campi e contribuir com questões de gestão em eficiência energética.

O diretor geral do Campus, Jeronimo Nóbrega, fez uma avaliação muito positiva da visita, “visto que esse intercâmbio traz como objetivo a implantação de ações voltadas para as energias renováveis aqui no Instituto Federal, em especial o Campus Santa Luzia, pois temos esse diferencial na Paraíba que é ser referência no país quando se fala em energias renováveis”, pontuou

Para Victor Andrade essa oportunidade foi bem interessante para nosso campus, disse. “Para nós, de um campi do interior como o de Santa Luzia, receber essa comitiva e poder apresentar toda a estrutura que há na cidade de parques eólicos e solares foi um momento ímpar. Eles puderam ter essa visão de mercado e também da estrutura curricular que apresentamos aqui no campus”.

A consultora Christiane Vaneker da empresa Renac se disse impressionada com a infraestrutura do IFPB Campus Santa Luzia, por ser tudo novo. “Hoje conhecemos um aluno do curso de Sistemas de Energias Renováveis que já trabalha na área e fiquei impressionada porque, além de estudar, ele trabalha oito horas por dia. Posso dizer que sinto que o IFPB Santa Luzia está no caminho muito bom, com parcerias com empresas privadas como a Rio Alto”, disse.

Por Clara Marinho

Com informações de Patrícia Nogueira