Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 11 > Instituto Politécnico de Bragança em Portugal oferece oportunidade de mobilidade acadêmica

Estudantes do IFPB podem se inscrever para o primeiro semestre de 2022
por publicado: 04/11/2021 11h02 última modificação: 04/11/2021 11h02

Estão abertas até o dia 14/11 as inscrições para intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal (IPB), voltado para estudantes dos cursos superiores e mestrado do IFPB. Os interessados devem enviar sua inscrição e documentos para o e-mail da Arinter (arinter@ifpb.edu.br).

Para concorrer é necessário apresentar a seguinte documentação:

- Carta de apresentação;

- Carta de recomendação;

- Preencher o formulário online (somente após a assinatura do acordo/contrato de estudos pela ARINTER-IFPB);

- Passaporte (é obrigatório que os alunos de intercâmbio tenham os passaportes na fase de candidaturas, para evitar atraso no pedido do visto de estudante);

- Histórico Acadêmico;

- Comprovante de matrícula;

- Contrato de estudos (modelo do IPB) disponível no link: <https://docs.google.com/document/d/1XGqno02BXVq2DshD2MmAZYx6qW2WhCdd/edit?usp=sharing&ouid=109966659648481435373&rtpof=true&sd=true>

Para ajudar no preenchimento do "Contrato de estudos" consultar o Guia ECTS http://www.ipb.pt/go/d854.

Atenção aos cursos de diferentes campi. O preenchimento da tabela B do acordo de estudos é obrigatório.

De acordo com a Arinter é necessário que os estudantes estejam regularmente matriculados nos cursos superiores de graduação, licenciatura ou mestrado.

Confira abaixo as orientações:

- Os alunos devem escolher as disciplinas do 1.º semestre (semestre de setembro a fevereiro, que no IPB corresponde ao 1.º semestre). Os estudantes podem escolher matérias de diferentes anos letivos, desde que escolham disciplinas do 1.º semestre.

- Os alunos devem escolher matérias do campus de Mirandela ou do campus de Bragança, pois não é possível escolher matérias dos dois campi, pois estes situam-se em cidades diferentes;

- Cada semestre corresponde a 36 créditos do ECTS (mais ou menos 6 matérias), tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação. Os alunos de intercâmbio devem concluir com sucesso as matérias que correspondam no mínimo 20 créditos, devido ao esforço mínimo exigido aos alunos portugueses;

- Alunos de intercâmbio de Graduação/ licenciatura e de Mestrado;

- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB, porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/ licenciatura ou mestrado

- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado podem escolher disciplinas de línguas dos cursos de graduação de línguas, ofertados na Escola Superior de Educação do IPB. Se os alunos de intercâmbio quiserem realizar o curso de línguas intensivo do Centro de Línguas do IPB, terão de pagar o curso intensivo;

- Os certificados de avaliação final serão enviados até 6 semanas após o término do semestre (09/07/2022).

Orientações importantes para o preenchimento do acordo de estudos:

- O IPB não aceita documentos enviados pelos alunos, por isso, favor entrar em contato com a instituição para mais informações (arinter@ifpb.edu.br).

- Informamos que com a avaliação não será enviado os conteúdos programáticos ou ementas das matérias. Os conteúdos programáticos de cada disciplina (ementa de cada matéria) estão disponíveis online, no seguinte link: http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/guiaects/cursos/licenciaturas

Ao acessarem cada curso, os alunos podem verificar a lista das matérias no final da página web e ao entrarem em cada matéria é gerado automaticamente o conteúdo programático (ementa).

Caso os estudantes de intercâmbio precisem das ementas assinadas e carimbadas pelo IPB, devem avisar e solicitar depois de chegarem ao IPB e definirem o acordo de estudos final.

As ementas carimbadas devem ser solicitadas junto aos serviços acadêmicos do IPB, contudo cada ementa tem um custo de 5,00 euros, valor igual para todos os alunos no IPB, sejam portugueses e/ou internacionais.

Ano letivo de 2021/2022:

1º Semestre: de 27/09/2021 a 19/02/2022

2º Semestre: de 21/02/2022 a 09/07/2022

Pausas letivas: de 20/12/2021 a 01/01/2022 (Natal) e de 11/04 a 18/04/2022 (Páscoa).

Benefícios:

Conforme o acordo de cooperação entre o IPB e o IFPB, os alunos de intercâmbio estão isentos do pagamento da anuidade no IPB.

Fica a cargo do aluno seguros de viagem e de saúde (PB4), viagens de avião, alimentação (2,50 euros por refeição no refeitório do IPB), alojamento (em breve mais informações para que os alunos reservem alojamento em Bragança/ Mirandela), material escolar, entre outras despesas.