Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2021 > 07 > Alunos do PIBID/Biologia participaram de Mostra de resumos.

Alunos do PIBID/Biologia participaram de Mostra de resumos.

Foram apresentados trabalhos, na forma de resumos, relacionados à área da educação
por publicado: 01/07/2021 23h00 última modificação: 01/07/2021 23h00

O evento denominado I Mostra de Produção Científica - Submissão de Resumos - do Núcleo de Biologia do PIBID / IFPB – Campus Princesa Isabel, ocorreu ao longo das manhãs, dos dias 28 e 29 de junho, e contou com a participação dos pibidianos, do núcleo de Biologia, e de professores que analisavam e comentavam cada apresentação.

A finalidade deste evento foi de inserir os alunos do Programa PIBID, na produção de pesquisas sobre o tema educação. Permitir que os discentes passem a observar certas questões, e que a partir disto, possam buscar entender o contexto atual do processo educacional. Deste modo, os pibidianos passam a ter uma formação teórico-prática e realista do meio em que os mesmos estão para atuar após sua formação.

Foram apresentados 19 resumos. O ensino remoto e as dificuldades/desafios de docentes e discentes durante o período de pandemia, foram temas bastante discutidos e o principal foco de muitos autores destes trabalhos. Porém, a importância da aplicação de metodologias ativas e das aulas práticas também foram comentadas. Após cada apresentação dos autores e coautores dos resumos, um professor fazia um comentário buscando enriquecer mais ainda a produção.

Participaram docentes tanto do núcleo de Princesa Isabel, como outros convidados do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do próprio Campus, como também do Campus de Cabedelo. Deste último, participaram como convidados, os alunos do PIBID, que se fizeram presentes no segundo dia do evento. Segundo o professor Thiago Ruffo, Coordenador do Núcleo/PIBID de Cabedelo, a Mostra de Produção Científica foi uma ótima iniciativa, pois além de iniciar as/os discentes na redação científica, possibilitou a reflexão sobre temas emergentes relacionados ao ensino remoto emergencial.

Para o Coordenador do Curso de Ciências Biológicas, o Professor Ivan Jeferson, também do Campus Princesa Isabel, este tipo de evento permite oportunizar a escrita e divulgação científica de projetos elaborados pelos estudantes e tutores; desmistificar a dificuldade do processo de apresentação oral; e, permitir a troca de experiências entre estudantes e docentes em um momento riquíssimo de avaliação. A ideia é que em um próximo evento, possam ser apresentados trabalhos mais completos, inserindo mais ainda os alunos do nosso núcleo no contexto da produção científica, relatou o Professor Leonardo Santos, Coordenador de área do Núcleo do PIBID em Princesa Isabel.