Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Institucional > Sobre o campus

Sobre o campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 14/06/2023 14h55

Apresentação do Campus Princesa Isabel

       O município de Princesa Isabel está localizado na região oeste do estado da Paraíba, limitando-se a oeste com os municípios de São José de Princesa e Manaíra, ao norte com Nova Olinda, Pedra Branca e Boa Ventura, a leste com Tavares e ao sul com Flores, em Pernambuco. Ocupa uma área de 368 km². A sede municipal apresenta uma altitude de 680 m e coordenadas geográficas de 37º 59’ 34’’ de longitude oeste e 07º 44’ 13’’ de latitude sul.

      O município tá incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Essa delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. O município foi criado pela Lei nº 705, de 03 de novembro de 1880, e instalado em 27 de novembro de 1883.

     De acordo com último censo do IBGE, a comunidade possui uma população de 21.283 habitantes. A agricultura juntamente com a pecuária e o comércio constituem as principais atividades econômicas da comunidade. Funciona, atualmente, no município de Princesa Isabel, uma instituição pública de ensino superior: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB – Campus Princesa Isabel). O município conta também com 27 escolas de ensino fundamental e três escolas de ensino médio.

     De acordo com os resultados preliminares do Censo Escolar 2012 – Educacenso, o número de matrículas para o ensino fundamental foi de 2.850, enquanto para o ensino médio houve 771 matrículas. Ficam evidentes, apesar do pouco tempo de funcionamento, o crescimento e a expressão de qualidade de educação do IFPB - Campus Princesa Isabel, haja vista a aceitabilidade das ações pedagógicas desenvolvidas com o público interno, como também das promovidas com a comunidade externa ao Campus, fomentando educação e a construção de cidadania. 


           WhatsApp Image 2021-04-30 at 15.44.03 (3).jpeg      WhatsApp Image 2021-04-30 at 15.44.03 (1).jpeg      WhatsApp Image 2021-04-30 at 15.44.02.jpeg

Sobre a Diretora-Geral 



Jordânia de Lucena Cordeiro Accyole

     

Sobre os Antigos Diretores Gerais



Vinicius Batista Campos
 


   Possui graduação em Engenharia Agronômica (2006), mestrado em Manejo de Solo e Água (2009) pelo Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Engenharia Agrícola (2012), área de concentração Manejo de solo e Água, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).


  Foi professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari entre 2011 e 2018. Atualmente, professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Princesa Isabel.

Mandato: setembro de 2018 a outubro de 2022.

 


   

 Joselito Eulâmpio da Nobrega


    Possui graduação em História (Licenciatura Plena), pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos (1992) e em Ciências Agrárias (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2015), especialização em Metodologia Ensino Superior (2003), mestrado em Ciências da Sociedade (Área de Concentração: Educação, Linguagem e Diversidade Cultural), pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (2007) e doutorado em Recursos Naturais (Área de Concentração: Sociedade e Recursos Naturais), pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2013).  

 Além das atividades administrativas à frente da Direção Geral e em outro momento na Direção Desenvolvimento do Ensino, Joselito desempenhou a atribuição de docente junto ao componente curricular de Edafologia, Sociedade, Ética e Meio Ambiente,  Metodologia da Pesquisa Científica, Metodologia Qualitativa – TCC.

1º Mandato: agosto de 2014 a fevereiro de 2016. 

2º Mandato: junho de 2017 a agosto de 2018. 


 Cássio Clayton Martins Andrade


     Possui graduação em Psicologia com formação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Especialista em Psicodiagnóstico pela UNICHRISTUS/ Fortaleza, Psicólogo Perito Examinador de Trânsito Responsável pela Avaliação Psicológica, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC).

       Além disso, Cássio Clayton atuou como coordenador pedagógico e participou ativamente a frente de eventos culturais institucionais.

Mandato: abril de 2017 a jun de 2017 

 


 

Reinouds Lima Silva


    Possui graduação em Licenciatura em História, com Especializações Lato Sensu em História, Educação de Jovens e Adultos e Gestão Pública. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília. 

      Além das atividades administrativas à frente da Direção Geral e em outro momento na Direção Desenvolvimento do Ensino, Reinouds lecionou o componente curricular de História nos cursos técnicos integrados em Ensino Médio no Campus Princesa Isabel. Foi orientador de projetos de pesquisa com a temática de História e Patrimônio Histórico pelo Programa PIBIC Jr / CNPq / IFPB.

Mandato: fevereiro de 2016 a março de 2017

 


Marcos Antonio de Santana Ordonho 



 Possui graduação em Bacharelado Em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba(1989), graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba(1992), especialização em Filosofia Latino Americana pela Universidade Federal da Paraíba(1992) e mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn) pela Universidade Federal da Paraíba(1996). 

    Marcos Ordonho foi o primeiro Diretor Geral e exerceu a função da implantação do Campus Princesa Isabel até o ano de 2014. Além das atividades administrativas, desempenhou a atribuição de docente junto ao componente curricular de filosofia, sociedade, ética e meio ambiente e ainda fundamentos filosóficos da educação nos cursos técnicos, gestão ambiental e licenciatura em ciências biológicas, respectivamente.    

Mandato: outubro de 2009 a julho de 2014.

 



Linha do tempo