Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Institucional > Perguntas Frequentes > Ensino Técnico

Ensino Técnico

por Marcello Soares de Araújo publicado 20/07/2022 10h22, última modificação 20/07/2022 10h22

PORTAL DO ESTUDANTE

1. Quando esqueço minha senha de acesso do portal do estudante e não consigo redefinir, com quem devo entrar em contato?

A troca de senha ocorre por meio do link “criar ou recuperar senha” do Portal do Estudante. Por meio desse procedimento, um link de recuperação é enviado para o e-mail que o candidato cadastrou no momento da inscrição, por isso, é preciso verificar qual e-mail foi utilizado para a inscrição. Em caso de não ter mais acesso ao e-mail que foi cadastrado, a solicitação de troca do e-mail do cadastro deve ser enviada para: COMPEC (compec@ifpb.edu.br) ou para Coordenação de Controle Acadêmico (cca.jp@ifpb.edu.br). Na solicitação, o estudante deve enviar nome completo, CPF e e-mail para o qual deseja realizar o procedimento da recuperação/criação da senha.

TRANSFERÊNCIA

1. Como faço para realizar uma transferência de outra Instituição para o IFPB?

SUBSEQUENTE: Observar o que dispõe o Regulamento Didático de cursos técnicos subsequentes ofertados pelo IFPB (ver capítulo V, Art 18).

TÉCNICO INTEGRADO: Para cursos integrados, observar o que dispõe o Regimento Didático de cursos técnicos integrados ofertados pelo IFPB ( ver capítulo IV, Arts 19 a 23)

2. Como faço para solicitar a transferência para outra Instituição?

Se menor de idade, a solicitação deve ser realizada pelo(a) Responsável Legal, via SUAP, com o Login e Senha do Responsável Legal ou pode ser realizada presencialmente, via protocolo geral, em dias específicos de atendimento (período de atividades não presenciais). Se maior de idade, pelo(a) próprio(a) estudante via SUAP ou presencialmente via protocolo geral em dias específicos de atendimento.

 

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIAS

1. Como realizo o reconhecimento de competência no ensino médio integrado e subsequente?

SUBSEQUENTE: Observar o que dispõe o Regulamento Didático de cursos técnicos subsequentes ofertados pelo IFPB (ver capítulo IV Arts 14 a 17).

TÉCNICO INTEGRADO: Para cursos integrados, observar o que dispõe o Regimento Didático de cursos técnicos integrados ofertados pelo IFPB (ver capítulo VI Arts 35 a 38)

 

TCC

1. Fui aluno(a) do IFPB no curso técnico integrado, faltou entregar o TCC. Como devo proceder?

Se você cursou todas as disciplinas obrigatórias e ficou pendente com o TCC no último ano, deverá requerer, via SUAP, a Matrícula Vínculo Institucional junto a sua coordenação de curso. No ano letivo seguinte, você terá que desenvolver o seu TCC que ficou incompleto ou iniciá-lo. É importante procurar imediatamente a Coordenação do Curso e orientador(a).

 

ESTÁGIO

1. Como faço para ter acesso à documentação para fazer meu estágio?

Durante a pandemia, estamos fazendo todos os procedimentos de forma online. Você pode acessar diretamente a página Estágio no Portal do IFPB e também nos enviar um e-mail, caso tenha alguma dúvida, para coejp@ifpb.edu.br.

2. Como faço para retomar meu curso, só falta fazer o estágio?

Se você já cumpriu os requisitos de conclusão, faltando apenas o estágio, temos as seguintes situações previstas:

PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS: O curso inteiro precisa ser concluído no período previsto pelo Projeto Pedagógico de cada curso, haja vista a necessidade de diplomação do ensino médio. Se o aluno tiver concluído as disciplinas e não tiver feito o estágio após o período previsto, não poderá retornar para o curso.

PARA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: O curso inteiro precisa ser concluído, incluindo o estágio, em 5 anos a partir do ano da matrícula, ou seja, o aluno tem 5 anos para cumprir todos os componentes curriculares e requisitos para diplomação e também ter registrado o estágio na Coordenação de Estágios, mesmo que não tenha entregado o relatório. Se o estudante tiver cumprido todas as disciplinas, requisitos para formação, realizado o estágio e registrado este estágio no período de 5 anos, ele poderá solicitar conclusão do requisito de estágio para se formar, desde que entregue o relatório e siga o trâmite da avaliação deste relatório. Se em 5 anos o estudante cumprir os requisitos para se formar, mas não tiver realizado um estágio com registro na Coordenação de Estágios, não poderá retornar para fazê-lo.

 

SOLICITAÇÃO DE NADA CONSTA

1. Como faço para solicitar o “nada consta” para emitir o meu certificado de conclusão?

As declarações de "nada consta" devem ser solicitadas aos setores Financeiro, Biblioteca Nilo Peçanha e Coordenação de Apoio ao Estudante (CAEST-JP), através dos seguintes e-mails:
- financeiro.jpa@ifpb.edu.br;
- bibliotecajp@ifpb.edu.br;
- caest.jp@ifpb.edu.br.

Na solicitação, o estudante deve informar nome completo, curso, matrícula e CPF.  O tempo médio para resposta será entre 24h e 72h.

 

DIPLOMAS E COLAÇÃO DE GRAU

1. Como faço para solicitar a emissão do meu diploma do curso técnico integrado?

O aluno solicita a emissão do diploma no próprio sistema SUAP, na aba requerimentos, formalizando o processo de solicitação de certificação e diploma.

1 - O processo deverá ter o nada consta de três setores: Biblioteca, CAEST e setor financeiro. Atualmente, solicita-se o nada consta enviando um e-mail para cada setor (financeiro.jpa@ifpb.edu.br; bibliotecajp@ifpb.edu.br;  caest.jp@ifpb.edu.br) e suas respostas serão anexadas em PDF ao requerimento.

2 - O Requerimento será enviado para a Coordenação de Curso.

3 - A Coordenação de Curso avaliará se o(a) estudante cumpriu todos os requisitos obrigatórios do curso para emissão de parecer que ratifica que o(a) estudante está hábil a ser certificado(a), inserindo também o histórico completo no processo.

4 - A Coordenação de Curso encaminhará o processo à Diretoria Geral.

5 - A Diretoria Geral encaminhará para a Coordenação de Controle Acadêmico para a emissão do certificado.

OBS: O certificado é um documento provisório que será posteriormente substituído pelo Diploma. Após o recebimento do processo, a Coordenação de Controle Acadêmico  irá verificar se o estudante cumpriu todos os requisitos para conclusão do curso; não possui pendências com a instituição (nada consta dos setores biblioteca, financeiro e CAEST); e não possui pendências de documentos (quitação militar e eleitoral, quando for o caso).

4. Após solicitação do diploma quanto tempo devo esperar para que ele fique pronto e onde devo buscá-lo?

O certificado pode ser emitido assim que o processo de solicitação de diploma de conclusão de curso técnico for recebido na Coordenação de Controle Acadêmico (CCA) e após a verificação da situação do(a) aluno(a). Se estiver apto a recebê-lo, o tempo máximo para atendimento é de até 30 dias.